Como o tema “Literatura e Cultura Popular: Arte e saberes da nossa gente”, foi realizada nos dias de 5, 6 e 7 de setembro, a terceira edição da FLIDOMA – Festa Literária de Dom Macedo Costa (BA), uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal.
Uma vasta programação ocorreu com atividades diversificadas que encantaram o público presente: Performances literária e musical, exposição das produções dos alunos, cinema 3D itinerante, lançamento de livros. O Projeto foi elaborado pela secretaria de Educação sob a coordenação de Ely Mary Bitencourt (coordenadora) e da secretária de educação Élida Piton com a colaboração dos docentes.
Os estudantes das escolas urbanas e rurais fizeram apresentações alusivas ao tema através de variadas expressões: Literatura, música, encenação, pintura, enfatizando a cultura local. Abrilhantaram também o evento, o samba de roda apresentado pelo grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a apresentação dos livros produzidos pelas alunas do 4º ano da Escola do Campo Edwaldo Brandão Correia: Flávia de Jesus Moura e Lara Beatrys Santos Silva que emocionaram o público com o relato de suas vivencias através da poesia.
Maria do Carmo, colunista da Tribuna do Recôncavo, professora, poeta e escritora participou de uma roda de conversa com o tema: A literatura Contemporânea nos interstícios da constituição dos sujeitos com o escritor J. C. Vaz, mediada pela profª Leide Santos, onde expuseram as motivações, inspirações e desafios enfrentados no campo da produção e valorização da cultura literária.
Os escritores Neide Ferreira, João Ramalho, Samuel Nebkhepure e Ene Piton, Maria do Carmo Silva e J. C. Vaz, lançaram seus novos livros nesta edição da FLIDOMA.
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.