Com Itaparica e Vera Cruz já são 10 municípios na Bahia atingidos pelas manchas de óleo. São 155 toneladas de óleo já retiradas das praias, além do óleo que já chegou a manguezais e do óleo que está retido nas pedras.
Em reunião com prefeitos e representantes de oito municípios baianos atingidos pelas manchas de óleo que avançam pelo litoral do Nordeste, o governador Rui Costa (PT) cobrou nesta quinta-feira, dia 17, que o governo federal tome medidas contra o avanço dos poluentes.
“A responsabilidade por águas oceânicas, tanto ambiental quanto a segurança, pertence ao governo federal. Mas até agora nem os municípios nem os estados têm qualquer informação sobre o que foi feito e o que está sendo feito para descobrir a forte primária do vazamento e qual a situação no mar”, reclamou Rui.
Ainda segundo o governador, além dos equipamentos cedidos aos municípios e do trabalho do Corpo de Bombeiros na limpeza das praias, o Estado fará a coleta periódica do material retirado, destinando para um tratamento e reservatório adequados, trazendo segurança para a população.
Participaram do encontro os prefeitos de Camaçari, Conde, Entre Rios, Jandaíra, Lauro de Freitas, Mata de São João, o vice-prefeito de Esplanada e um representante da prefeitura de Salvador.
Redação: Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Tácio Santos