Aconteceu no último sábado, dia 27 de julho, em Santo Antônio de Jesus (BA), no Auditório do Colégio Santo Antônio, o Encontro de Formação Fé e Cidadania, promovido pelo Setor da Ação Sócio-transformadora da Diocese de Amargosa, sobre a condução do Padre José Roberto da Silva Amaral. O evento diocesano contou com a participação de representantes do Conselho de Leigos e de Pastorais, Movimentos e Grupos de 24 paróquias.
A formação foi assessorada por Jardel Neves Lopes, Secretário Executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmera e integrante da equipe executiva da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora da CNBB.
Na oportunidade foram motivadas reflexão sobre Fé, Política e Democracia abordando: questões sociais, ambientais e politicas que acometem a toda a sociedade brasileira; outras que atingem todo o planeta e afetam direta e indiretamente cada um de nós; também questões locais, vivenciadas pelas cidades que compõem o território da Diocese de Amargosa e da Bahia; a luta pela democracia e por políticas públicas em prol de vida digna para todos e envolvimento dos movimentos sociais de dentro e de fora da igreja e que contribuíram para a garantia de avanços como os conseguidos após a Constituição Federal de 1988.
Houve relatos sobre a importância da união do povo, na luta pelos direitos em busca de mudanças necessárias para o bem-estar comum e a influência dessas lutas nos avanços sociais alcançados através da mobilização da sociedade, mesmo diante do crescente comodismo da população, nos últimos tempos.
Como parte da formação, houve o estudo de artigos da Revista Casa Comum, uma publicação do Sefras-Ação Social Franciscana em parceria com importantes atores e organizações e redes do campo dos direitos humanos e ambiental. Ao final das reflexões a partilha feita em plenária indicou a importância dos cristãos católicos voltarem a organizar momentos formativos sobre cidadania com o intuito de ajudar o povo a compreender e se reencantar com a política.
Para isso, precisamos ter um povo mais esclarecido, cabendo a nós como Igreja promover momentos formativos e reflexivos a nível diocesano, forânico e paroquiais, de forma permanente a fim de formar e conscientizar as pessoas quanto ao papel de todos nós e de cada um na garantia da continuidade da democracia e a luta pelo bem comum.
Outras propostas foram lançadas como fruto desse momento formativo: incentivo a participação dos cristãos católicos nos conselhos municipais e estaduais por representantes da igreja; fortalecimentos das ações de mobilização social que já existem na Diocese e reestrutura e retomada da Escola de Fé e Cidadania na Diocese de Amargosa.
A política é acima de tudo a arte do encontro. “Encontro, reflexão e ação: aqui há um programa de política no sentido cristão”, disse o papa Francisco em um de seus discursos, ressaltando que a política é «a mais alta forma de caridade», como o Papa Pio XI a definiu. É dentro desta perspectiva que pretendemos seguir nossos estudos sobre fé, politica e cidadania.