O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) apresentou um Projeto de Lei que visa alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para obrigar o ensino da linguagem de programação de dados nos três anos do ensino médio. Segundo o parlamentar, a programação de dados é uma linguagem essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico nos jovens e para o desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil, já presente na nossa realidade é considerada o futuro da tecnologia em todo o mundo.
“Estima-se que apenas 3% dos universitários se formam em exatas e é necessário que esse número cresça se quisermos desenvolver tecnologias como a Inteligência Artificial no Brasil. Com isso, entendo que uma das soluções é incluir a disciplina de programação no currículo da educação básica, de modo a ambientar os jovens no mundo da tecnologia e criar neles o interesse pelo assunto. É apenas através da educação que poderemos contar com profissionais preparados para essa nova tecnologia que está se aproximando”, destaca o deputado federal Eduardo Bismarck.
A linguagem de programação é um método padronizado de implementação de um código fonte (que pode ser compilado e transformado em um programa de computador) que informa instruções de processamento ao computador. O Deputado Federal Eduardo Bismarck é também presidente da Frente Parlamentar Mista da Inteligência Artificial e autor do PL 21/20, que cria o Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil.
Matéria: Eduardo Bismark/ Capuchino Press