A secretária do Trabalho e Assistência Social, em Cruz das Almas (BA), Soze Bispo, esclareceu na manhã desta quarta-feira, dia 11, o fato ocorrido com o carro oficial que serve a sua Secretaria, após denúncia de que o veículo estava em sua residência privada na Ilha de Itaparica. De acordo com a secretária, que reuniu todas as provas que justificam o ocorrido, a viagem à Ilha foi feita para transportar um andarilho que foi encontrado na cidade necessitando de assistência de saúde e social.
No dia 19 de dezembro a SETRAS foi acionada para atender um chamado, por parte de populares, a respeito de um senhor, em estado de vulnerabilidade social, que necessitava de cuidados de saúde. Neste momento a equipe da SETRAS se deslocou até o local indicado e encaminhou o referido senhor de prenome Ronaldo, para a Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, onde recebeu atendimento ambulatorial, conforme consta no relatório e prontuário.
Ainda no Hospital, o senhor informou que residia na Ilha de Itaparica e não tinha condições financeiras de retornar ao seu domicílio de origem. Neste momento, a Secretaria disponibilizou um veículo para transportá-lo até o local. A secretária Soze Bispo acompanhou o referido, pois descobriu que ele estava frequentemente em Cruz das Almas, e por isso pretendia dar ciência ao CREAS do ocorrido, porém ao chegar no Distrito de Tairu, no Município de Vera Cruz, o senhor Ronaldo demonstrou um comportamento agressivo e ameaçou se jogar do veículo. Após tentativa de acalmá-lo, sem sucesso, a equipe parou o carro e deixou o senhor na Praça Central de Tairu, em frente a UPA, porém não deixou de levar ao conhecimento da Assistência Social local, entrando em contato com uma funcionária que ficou de acompanhar o caso.
Como a secretária Soze, tem uma residência na Ilha de Itaparica passou no local apenas para pegar um pertence que estava necessitando. De acordo com ela, essa parada não levou mais que vinte e dois minutos, quando alguém, que inclusive já foi identificado pelas câmeras do condomínio, agindo de má fé, fez vídeos e fotos e espalhou nas redes sociais de forma irresponsável criando um fato inverídico.
Ainda conforme informações da secretária, o mesmo senhor que foi atendido pela SETRAS, voltou a cidade de Cruz das Almas no dia 28 de dezembro e encontrava-se próximo ao Banco Bradesco. Ele novamente foi assistido pela Secretaria, encaminhado à UPA da cidade, pois estava debilitado, mas não chegou a ser atendido pois evadiu do local antes de receber atendimento médico, porém consta os dados na Unidade de Pronto Atendimento, pois chegou a fazer a ficha.
Nestas circunstâncias, a secretária Soze Bispo, esclarece que nunca utilizou o carro oficial para benefício próprio, que preza por manter a transparência e a assistência a quem necessita dos serviços oferecidos pela pasta que gere e afirma que tudo não passou de um mal-entendido causado por uma pessoa que agiu de forma irresponsável, prejudicando o trabalho que é desenvolvido com seriedade. Soze ressaltou ainda que as medidas cabíveis estão sendo adotadas para que o culpado por tanto transtorno seja punido.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte no Recôncavo