O Hospital do Subúrbio, em Salvador, alcançou, nesta segunda-feira (7), uma taxa de ocupação de 100% dos leitos clínicos e 92% das unidades de terapia intensiva reservadas para o tratamento da Covid-19, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O hospital tem 108 das suas 118 vagas em UTI ocupadas neste momento.
Esses números simbolizam o avanço da segunda onda da pandemia na cidade, que voltou a ter medidas restritivas de circulação anunciadas pela prefeitura (veja aqui). No total, Salvador tem 77% dos seus 402 leitos de UTI adultos reservados ao tratamento de contaminados pelo novo coronavírus ocupados, além de 84% dos 301 leitos clínicos.
Além do Hospital do Subúrbio, o Medtower (90%), o Hospital Família Sagrada (80%) e a Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Neto (80%) puxam para cima a taxa de ocupação das UTIs para o tratamento de adultos com Covid-19. Em seguida, o Espanhol (76%), o Itaigara Memorial (73%), o Hospital Municipal (70%) e o Couto Maia (66%) também registram percentuais altos de ocupação.
Apenas o Santa Isabel, com 36% de ocupação, e o Hospital Português, com todos os seus cinco leitos vazios, têm uma situação mais tranquila.
CASOS ATIVOS
Salvador alcançou, nesta segunda-feira (7), a marca de 2.038 casos ativos da Covid-19, o maior número desde o dia 16 de agosto e 547 a mais em comparação ao mesmo dado de duas semanas atrás.
Bahia Noticias