O lançamento oficial da segunda etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa reuniu produtores, profissionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e imprensa em uma fazenda da Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta última segunda-feira, dia 4.
A meta é vacinar cerca de 3,5 milhões de animais de até 24 meses de idade, com o objetivo de proteger o plantel baiano. Esse ano, o produtor vai utilizar a dose de 2 ml da vacina, no entanto, é fundamental atentar para alguns detalhes relativos à higiene do local onde é realizado o procedimento, aquisição das vacinas em locais credenciados, transporte e armazenamento adequados, limpeza das seringas e substituição da agulha a cada dez vacinas, entre outros cuidados.
A Campanha contra a Febre Aftosa o acontece até o dia 30 de novembro e após vacinados, todos os animais da fazenda (vacinados nessa etapa ou não) deverão ser declarados no escritório da Adab ou no site da autarquia, sob pena de multa, em torno de R$ 53 por cada animal sem vacinação.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/Adab