Com intuito de apoiar profissionais e fomentar a troca entre grupos de pesquisa, a Casa PretaHub de Cachoeira/BA será sede do Encontro da Rede Internacional de Pesquisadores da Nova Cartografia Social. Com o tema “A construção de conhecimentos em situação de conflito”, o evento que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, apresentará os contextos de pesquisa em situação de conflito, analisando de que maneira a produção de conhecimento do Projeto Nova Cartografia Social tem auxiliado na organização social de povos e comunidades tradicionais.
Entre os participantes do evento estão representantes de povos e comunidades tradicionais e dos grupos de pesquisa do Projeto Nova Cartografia Social da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Amazonas e Pará.
Com diálogos sobre a cidade de Cachoeira, Energia eólica e nuclear, Comunidades Geraizeiras e a Luta contra a Mineração, Patrimônio e memória no quilombo, e muito mais, o evento reúne os grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos em Agroecologia e Nova Cartografia Social (UFRB), o Grupo de Pesquisa em Ecologia Humana (GPEHA/UNEB); o Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura (LACC/UPE), o Grupo de Pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal (ETAPA/UFRN), o Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA/UNIMONTES), e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (UFES).
Além disso, o espaço de economia colaborativa da Casa Preta Hub contará com exposições fotográficas, Feira de Saberes e Sabores e oficina de gastronomia com doces especiais de Barbados, e receberá também a embaixadora de Barbados Tonika Sealy Thompson, que disponibilizará uma imersão intensiva de inglês durante 30 dias. As inscrições serão feitas no próprio espaço e será voltado para os moradores de Cachoeira.
Os grupos passaram a se reestruturar em um contexto mais amplo de construção de conhecimentos, incorporando pesquisadores indígenas, quilombolas, pescadores, de fundos e fechos de pasto, vazanteiros, de povos de religião de matriz africana, entre outros.
Atualmente, esses grupos de pesquisa são responsáveis pelos projetos: “Nova Cartografia Social de Comunidades Quilombolas do Nordeste: Fortalecimento de Centros de Ciências e Saberes” e “Articulação de saberes, resistência e impactos de grandes empreendimentos em comunidades tradicionais na BA, RN, PE, MG e ES”.
Serviço:
Encontro Internacional de Pesquisadores da Nova Cartografia Social
Data: 18 a 22 de setembro
Mais informações: Link
ASCOM.
Deixe seu comentário