O Bahia terminou a primeira metade do Campeonato Brasileiro com a moral lá em cima. Após engatar uma sequência de nove partidas sem derrotas, o Tricolor de Aço fechou o 1º turno com 31 pontos e um aproveitamento de 54,4% na tabela. São números excelentes para quem entrou na competição com desconfiança e o objetivo apenas de evitar um novo rebaixamento. Agora, a equipe já sonha até mesmo com uma vaga na próxima Copa Libertadores da América.
Roger Machado, que assumiu o time no início do Brasileirão, é um dos principais responsáveis pela boa campanha do elenco. Ele afirmou logo na primeira coletiva de imprensa, divulgada em gazetaesportiva.com/times/bahia/roger-machado-e-apresentado-no-bahia-e-quer-time-com-posse-de-bola/, que o Bahia precisava jogar com mais posse de bola. Isso foi feito e os resultados começaram a aparecer. O clube cresceu de rendimento e terminou a primeira metade do torneio entre os 10 melhores. Alguns resultados contra equipes favoritas ao título chamaram a atenção.
No início de agosto, por exemplo, o Bahia venceu o Flamengo, por 3 a 0, na Arena Fonte Nova. O resultado encantou os torcedores e também alguns jornalistas que cobriam a disputa. Todos os gols do jogo foram marcados por Gilberto, como é possível assistir em uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/08/04/bahia-x-flamengo.htm. O atacante é um dos artilheiros da competição, com 10 gols, e principal arma do Tricolor para bagunçar as defesas dos adversários.
Porém, não é apenas no setor ofensivo que o Bahia se destaca. A defesa tem sido eficiente e sofreu apenas 16 gols em todo o 1º turno. O lateral Nino Paraíba e o goleiro Douglas Friedrich até estão entre os principais destaques individuais do Brasileirão em globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/artilheiros-da-hora-jogadores-decisivos-homens-de-ferro-veja-nove-rankings-do-brasileirao-2019.ghtml. Outro nome que também merece elogios é o do zagueiro Lucas Fonseca, que defende as cores do Tricolor desde 2016.
Objetivos até dezembro
Firme na 7ª colocação, o Bahia agora planeja voos mais altos dentro do Campeonato Brasileiro. Algumas projeções iniciais haviam colocado o Tricolor como possível candidato ao rebaixamento, porém isso mudou. Os novos prognósticos, que são possíveis de entender em apostas.betfair.com/prognosticos/prognosticos-football/, já deixam o torcedor sonhando com uma vaga na Copa Libertadores. A equipe só precisa ficar entre os seis melhores do torneio, algo que não parece impossível.
O clube chega no segundo semestre com uma distância de dois pontos para o G4, que até o final do 1º turno era composta por Flamengo, Palmeiras, Santos e Internacional. Na tabela oficial da CBF disponível em cbf.com.br/futebol-brasileiro/competicoes/campeonato-brasileiro-serie-a, o Bahia surge próximo ao São Paulo e ao Corinthians. Ou seja, a equipe está mais viva do que nunca na disputa pela classificação na Libertadores. Porém, o treinador Roger Machado sabe que precisa manter os pés no chão.
Com mais 19 jogos a serem disputados, o Campeonato Brasileiro é uma disputa que costuma surpreender a quase todo mundo. Os torcedores vão continuar indo até a Arena Fonte Nova para apoiar a equipe, que corresponde melhor do que nunca. Assim, o Bahia tenta quebrar uma sequência de 30 anos sem disputar a Libertadores. Uma marca negativa que esse elenco pode finalmente derrubar.