Um dos mais importantes poetas do Brasil e letrista de clássicos da MPB, como ‘Papel Machê’ e ‘Soy loco por ti América’, o baiano José Carlos Capinan foi agraciado com o título “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O poeta de 83 anos dedicou 60 deles às artes, cravando seu nome no movimento Tropicalista.
O reitor da UFBA, Paulo Miguez, entregou o título a Capinam na última sexta-feira (13) diante de uma plateia emocionada. O título de ‘Doutor Honoris Causa’ para Capinan foi uma iniciativa da Faculdade de Medicina da UFBA, a qual cursou, e da Escola de Música da instituição.
Durante a homenagem Capinan lembrou sua origem de filho de pai indígena e mãe negra, e declarou: ‘Esse legítimo mestiço recebe comovido o título de Doutor Honoris Causa’. E voando no tempo, inspirando-se nas falas que vinham dos componentes da mesa, Capinan acabou por se autodefinir à plateia ‘como um humanista radical em busca do homem universal’.
O médico, poeta e músico José Carlos Capinan é natural do município de Entre Rios. O mesmo é imortal da Academia de Letras da Bahia e presidente de honra do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira, em Salvador.
Edição: Tribuna do Recôncavo Informações: Edgardigital.