O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a destacar a importância da educação e da formação profissional para a conquista de emprego e melhoria de vida, e fez novo apelo aos jovens se inscreverem no Enem até a próxima sexta (16/6), quando se encerra o prazo para as provas de 2023.
“É importante que todo mundo que queira fazer universidade se inscreva no Enem até 16 de junho, para ter a oportunidade de entrar numa universidade, fazer um curso, virar doutor ou doutora. Quando você não tem profissão, você não tem emprego. Por isso, é importante estudar. “É importante que todo mundo que queira fazer universidade se inscreva no Enem até 16 de junho, para ter a oportunidade de entrar numa universidade, fazer um curso, virar doutor ou doutora. Quando você não tem profissão, você não tem emprego. Por isso, é importante estudar”, afirmou em conversa com o jornalista Marcos Uchôa, na estreia do programa Conversa com o Presidente, transmitido ao vivo pelas redes sociais.
Lula lembrou de sua história pessoal como exemplo de transformação, já que foi o primeiro da família a ter salário acima do mínimo e acesso a bens de consumo em função do emprego que conquistou após o curso de torneiro mecânico. “Por conta de uma profissão, eu ganhei mais do que um salário mínimo, fui o primeiro na família a ter um carro, uma geladeira, uma televisão. E, depois, virei dirigente sindical e presidente da República”.
SONHAR GRANDE – Em mensagem otimista à juventude para que sonhe grande, o presidente destacou a importância de reservar um período do dia para os estudos. “Esses quatro, cinco anos que você estudar, vão te dar garantia para o resto da vida. Não jogue fora esse tempo precioso da juventude. Vá para a balada que você quiser, mas dedique um tempo para estudar, porque é isso que vai garantir o teu futuro e da tua família”.
BALANÇO – No bate papo ao vivo na manhã desta terça (13/6), Lula fez balanço positivo dos primeiros seis meses de governo, período em que as políticas sociais que deram certo em suas gestões anteriores foram retomadas, como Bolsa Família, Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, Brasil Sorridente e muitas outras.
“Seis meses depois que começamos a governar, acredito que trabalhamos mais do que em qualquer outro momento da história porque encontramos um país destruído e precisamos reconstruir. Quem já reformou sabe que reconstruir é muito mais difícil do que fazer uma casa nova”, disse.
PLANTAR UMA ÁRVORE – Lula se disse extremamente satisfeito com os feitos dos primeiros meses, sinalizou a expansão do Minha Casa Minha Vida para a classe média que ganha entre R$ 10 mil, R$ 12 mil, disse ser importante pensar em todos os segmentos da sociedade, para que todos se sintam representados, e contou que no dia 2 de julho será anunciado um grande programa de infraestrutura que abrangerá todas as áreas. “É isso que está acontecendo e é por isso que estou satisfeito”.
“A dificuldade existe para a gente vencer. Quando você governa, você não acha, você não acredita. O tempo do ‘acha’ é o tempo da eleição. Agora, você faz ou não faz. E nós temos que fazer. É isso. Simples assim”.
Luiz Inácio Lula da Silva
Ele mencionou a existência de 14 mil obras paradas, quatro mil delas só na área de educação, e outras milhares do Minha Casa, Minha Vida. “Tudo isso é um processo de estudar para saber se a estrutura está boa para a gente reconstruir, refazer a escola de tempo integral, para a gente refazer as creches. São quase três mil creches que estavam paralisadas”.
O presidente fez analogia da ação de governar com a de plantar uma árvore, que precisa receber água e sol para que os frutos floresçam, e disse ser preciso fazer mais agora do que nos governos anteriores por causa da necessidade de reconstruir o país.
“Primeiro aparece uma flor, um botão, o fruto vai crescendo, vai ficando maduro e a gente come. Estamos nessa fase de amadurecer já. Já sabemos que temos que fazer muito mais do que em outros mandatos porque precisamos reconstruir o Brasil”.
Lula afirmou que o povo está precisando ver o Brasil andar de cabeça erguida e que foi eleito para isso. “É isso que passo para meus ministros e ministras: nada de ter medo de cara feia, de ficar colocando ‘ah, mas tem dificuldade’. A dificuldade existe para a gente vencer. Quando você governa, você não acha, você não acredita. O tempo do ‘acha’ é o tempo da eleição. Agora, você faz ou não faz. E nós temos que fazer. É isso. Simples assim”.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Jornalista Marcos Uchôa e o presidente Lula durante a estreia do programa Conversa com o Presidente. Foto: Ricardo Stuckert / PR


Foto: Lucilene Silva Queiroz 
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem ilustrativa de João Paulo por Pixabay
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/ Video
Crédito: br.freepik.com
Foto: Claudio Lima
Arte: Divulgação
Foto: Luiz Carrera/ SECBA
Foto: Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Adriel Francisco
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: André Fofano
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Divulgação/Júnior Rodrigues
Foto: Damilla dos Santos / Divulgação
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação