A portaria 44/20222, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira(15) traz a composição do Grupo Gestor do Plano ABC +, que tem por objetivo formular, promover e executar projetos de relevância para o desenvolvimento da Bahia.
A iniciativa visa o planejamento estratégico para o desenvolvimento agropecuário do Estado, com vistas à consolidação de uma economia do setor com baixa emissão de carbono. O Grupo Gestor do Plano ABC+, para o período 2020 – 2030, envolve representantes de secretarias estaduais, órgãos públicos (federais e estaduais), instituições financeiras, associais e entidades voltadas para o setor.
Durante este período, as instituições que compõem o grupo gestor estarão empenhadas no desenvolvimento de ações com vistas à consolidação de uma agropecuária estadual alicerçada sobre sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos, capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), provenientes da atividade agropecuária, por meio de práticas agrícolas, tecnologias e inovação no setor agropecuário.
A proposta de implantar o Plano ABC+ BAHIA vai ao encontro do atual modelo de impulsionamento do setor agropecuário e, hoje, a evolução do setor requer implementação de tecnologia e inovação, de forma a atender as exigências do conceito global de redução das emissões de gases de efeito estufa e otimização dos processos e metodologias de produção.
As ações do Plano ABC+ BAHIA, estão sendo desenvolvidas para a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas baseadas na redução das emissões e na remoção de carbono atmosférico do solo e da biomassa, por meio da adoção de sistemas sustentáveis de produção, bem como informações a respeito das formas de incremento de eficiência dos processos produtivos na agropecuária.
SEAGRI