Baseada na Semana de Arte Moderna que aconteceu em São Paulo em 1922, alunos do CETEP Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus, realizaram nesta última terça-feira, dia 17, o projeto Dia Moderno, cujo objetivo foi fazer uma discussão social através da arte.
Uma das obras autorais apresentadas, “A PERFEIÇÃO MACHUCA”, mostrou uma pessoa tida na sociedade como padrão, uma pessoa com o corpo bem definido, branca, com o cabelo liso e bem maquiada. Essa pessoa estava feliz tirando fotos, enquanto atrás dela tinham outras mulheres com estereótipo totalmente diferente tentando se igualar a ela. Uma pessoas negra alisando o cabelo e pessoas gordas tentando fazer cirurgias plásticas ou malhando para chegar em um padrão endeusado pela sociedade.
Ao Tribuna do Recôncavo, Arícia Nascimento, aluna do 4º M.A. de Administração, falou que esse padrão de beleza, apesar de existir, é inatingível.
“Não tem como a pessoa atingir esse padrão, e mesmo quando ela atingir ela vai estar em uma constante mudança tentando se adequar ao novo padrão. Então, a mensagem que a gente quis passar é que as pessoas precisam se aceitar como são, ou seja, precisam se amar e gostar do seu corpo”, disse.
Também foram apresentadas as obras” Dualidade d a Internet e Família Contemporânea.
A obra “DUALIDADE DA INTERNET” mostrou a dupla personalidade da internet, pois proporciona muitas coisas boas, porém tem o seu lado negativo, onde muitas pessoas acabam desenvolvendo alguns transtornos como ansiedade e depressão.
Já a obra “FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA” tratou sobre a perda de contato dentro da família, onde em alguns momentos como no jantar e no almoço as pessoas ficam no celular se conectando com o mundo externo através da internet e se esquecem de interagir entre eles.
O professor Paulo Sergio concluiu destacando a importância do projeto Dia Moderno, pois foi transformado na prática todo o conteúdo trabalhado na teoria, tendo como referencia o dia a dia dos alunos, ou seja, o que está na contemporaneidade.
Reportagem e redação: HélioAlves/ Tribunado Recôncavo