A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), criou um grupo de trabalho para contribuir com a reparação das vítimas do dano ambiental em Santo Amaro da Purificação, contaminadas por chumbo, monitorando as ações que pleiteiam indenizações. O grupo também vai discutir a contaminação por metais pesados e a degradação ambiental nas comunidades quilombolas e pesqueiras.
O grupo será composto por representantes da Defensoria Pública da Bahia e da União, do Ministério Público do Estado e Federal, do Poder Público, das Universidades e da sociedade civil. Também está entre os objetivos a realização de audiências, articular o relacionamento institucional com as redes de proteção, coletar dados sobre a atuação da Defensoria na área de interesse, entre outros.
Os dois eixos temáticos serão baseados na poluição ambiental decorrente da fábrica de papel, do chumbo e outros metais pesados, e na poluição ambiental decorrente da fábrica de papel e desdobramentos. O grupo se reunirá mensalmente. (Bahia Noticias)