Apesar de ter recebido a estatueta de Melhor Ator por ‘King Richard: Criando Campeãs’ após ter dado um tapa na cara de Chris Rock, Will Smith pode ter de devolver o tão aguardado prêmio para a Academia por conta do incidente com o comediante, ocorrido durante a cerimônia da maior festa do Cinema acontecida ontem, disseram especialistas da indústria cinematográfica ao The New York Post.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribuiu prêmios no domingo no Dolby Theatre, em Los Angeles, tem um regulamento extremamente rígido, que exige um código de conduta de convidados e premiados. “É basicamente um ataque. Todo mundo estava tão chocado na sala, era tão desconfortável”, disse a fonte sobre o incidente. “Acho que Will não gostaria de devolver seu Oscar, mas quem sabe o que vai acontecer agora?”, questionou. O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria cinematográfica, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”.
Na época, a CEO da AMPAS, Dawn Hudson, escreveu aos membros: “A adesão à Academia é um privilégio oferecido apenas a alguns poucos dentro da comunidade global de cineastas”, informou a Variety. Levando em consideração essas palavras, não só Smith pode ser punido, mas também Rock, já que ele zombou da cabeça raspada de Jada Pinket, que corta seus cabelos dessa maneira por sofrer de alopecia, uma doença autimune. No caso de Chris, que não tem um Oscar, a punição pode vir em forma de banimento em convites para apresentar cerimônias ou prêmios da Academia.
G1/ Monet