Dentro das localidades de Salvador, a Base Naval de Aratu foi a que mais acumulou chuvas entre as 9h da última quinta-feira (8) e as 9h deste domingo (11). Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram 297 milimetros no intervalo, volume superior ao registrado em 72 horas de chuvas no ano passado. Para se ter ideia, o maior acumulado nesta janela de tempo em 2020 foi 236,8 mm no bairro de Nova Brasília, no dia 22 de maio.
Ainda segundo a Codesal, outros bairros também registraram acumulado expressivo, todos no Subúrbio Ferroviário, como Mirante de Periperi, Praia Grande, São Tomé de Paripe e Periperi. Em relação a ocorrências, o órgão informou que entre a quinta e este domingo foram registradas 355 ameaças de deslizamento. A demanda foi a mais solicitada.
Em casos do tipo, o morador por comunicar ao órgão através do Disque 199. A Codesal informou que as fortes chuvas, ocasionadas por uma frente fria, devem enfraquecer. A partir de informações do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), a Codesal informou que a previsão para esta segunda-feira (12) é de abertura de pontos de sol com poucas chuvas na capital baiana. Estas condições devem se manter até a próxima quarta-feira (14), com temperaturas entre 24° (mínima) e 31° (máxima).
A Codesal também informou que o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme ocorreu em oito comunidades de Salvador. Com isso, as famílias que precisaram deixar suas residências por conta do alto risco de deslizamento de terra foram encaminhadas para os abrigos ofertados pela prefeitura.
Até às 10h deste domingo, o quantitativo de acolhidos nestes espaços era de 130 pessoas. A comunidade de Mamede, no Alto da Terezinha, é a que tem o maior número de acolhidos. A Codesal informou ainda que permanece com o plantão 24 horas todos os dias da semana.
Bahia Noticias