O chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma “prévia” do PIB, apresentou um crescimento de 0,07% (alta marginal) em agosto, na comparação com o mês anterior, divulgou nesta segunda-feira, dia 14, o Banco Central (BC). O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes).
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Já o IBC-Br mede o nível de atividade da economia brasileira registrou alta marginal. O resultado de agosto veio após um mês de queda. Em julho, o indicador apresentou retração de 0,07% (dado revisado). Em oito meses deste ano, foram registradas apenas três altas na prévia do PIB.
Na comparação com agosto do ano passado, porém, o índice apresentou contração de 0,73%, segundo números do Banco Central. Na parcial do ano, foi registrada uma alta de 0,66% e, em 12 meses até agosto, um crescimento de 0,87%. Esses valores foram calculados sem ajuste sazonal, pois consideram períodos iguais.
Fonte: Bahia.Ba | Informações: G1