A Polícia Militar da Bahia (PMBA) iniciou o trabalho de fiscalização para cumprimento do decreto 20.254, que estabelece medidas ainda mais rígidas de restrição de circulação de pessoas em todo o estado desde as 17h desta última sexta-feira (26). A medida visa conter o avanço do coronavírus e reduzir a pressão na rede de saúde pública e privada.
Em Salvador órgãos do município e policiais militares visitaram inicialmente as lojas do comércio de rua, já que este segmento foi o primeiro a encerrar as atividades. Na capital baiana a Polícia Militar distribuiu equipes para a fiscalização em mais de 40 bairros da cidade. Nesta sexta (26) a operação percorreu regiões da orla, do centro e Subúrbio Ferroviário.
Na fiscalização iniciada nesta sexta (26), as equipes visitaram pequenos estabelecimentos que continuavam abertos após o horário determinado e orientou baianas de acarajé que também mantinham seu ponto de venda em funcionamento. Atividades como essas somente poderão voltar a funcionar a partir de segunda (1º).
A circulação de pessoas nas ruas está restrita em todo o estado, das 20h às 5h desta sexta (26) até segunda-feira (1º). A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou em que fique comprovada a urgência. Já os serviços essenciais continuarão funcionando durante o fim de semana. Estabelecimentos comerciais como padarias e supermercados poderão funcionar, mas sem comercializar bebidas alcoólicas.
Também estão suspensos até segunda-feira (1º) eventos e atividades, independentemente do número de participantes e horário, que envolvam aglomeração, como cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Também estão proibidas atividades esportivas coletivas amadoras, já as práticas individuais estão permitidas desde que não gerem aglomerações.
Caso você se depare com situações de descumprimento do decreto, faça denúncias anônimas por meio do 190 ou (71) 3235 0000 (para a capital) e no interior do estado pelo 181.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Jairo Gonçalves/ GOVBA