O Planserv, plano de saúde dos servidores públicos da Bahia, tem sido alvo de muitas reclamações por parte de seus usuários. Entre os principais problemas apontados, está o agendamento de consultas. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o sistema deve ser alterado, passando a ser feito pelo beneficiário através do site do Planserv já a partir do mês de setembro.
Porém, a informação foi negada pela Secretaria de Administração da Bahia (Saeb). A pasta explicou que o comunicado que circula entre os usuários não foi feito pelo Planserv e que não produziu informativo sobre mudança no sistema de agendamento de consulta. Disse também que todas as medidas adotadas são amplamente divulgadas pelo plano aos seus beneficiários, que atualmente realizam agendamento através de contato direto com os prestadores e ainda contam com o suporte da central de atendimento 24 horas.
A professora estadual Vanusa Monteiro, que é usuária do Planserv há 27 anos, avalia que o atual serviço de marcação é “complicado”.
“O serviço de marcação de consulta é bem complicado. Precisei de um serviço de psiquiatria, no mês de maio, e só tinha agenda para o mês de setembro. Quem está precisando agora não vai esperar. Tive que pagar uma consulta particular. Agora com essa notícia de agendamento pelo site, espero que não tenhamos prejuízo, pois já é difícil marcar uma consulta, conseguir um atendimento”, comentou a servidora.
“O plano não tem inadimplência, pois já vem no contra-cheque (desconto), então poderia ter uma qualidade melhor”, conclui Vanusa.
Os servidores do estado, em específico os professores, já vinham sofrendo com dificuldades no novo sistema de Recursos Humanos do estado, por interferi no pagamento.
Cláudio Meirelles, diretor de organização do Sindicato dos Servidores da Fazenda da Bahia, comentou que o Sindsefaz já fez forte campanha contra redução do financiamento do Planserv.
“Conduzimos essa campanha, que resultou na ocupação da Assembleia Legislativa, e de lá para cá houve uma mudança de gestão do plano e essa nova administração se prontificou a resolver qualquer dúvida na utilização do serviço”, comentou Cláudio.
O administrador do sindicato vê que o governo vem evoluindo e se mostrando mais receptivo, mas mesmo assim tem preocupação com a qualidade do serviço, pois é a única opção para os servidores. “Hoje, em geral, só se tem essa opção, já que os outros planos são muito caros para o salário do servidor”.
O Sindisefaz defende que o plano tem que continuar e que, caso seja realmente implantada, a medida aparentemente pode facilitar, mas que é preciso cautela por se tratar de uma novidade.
A Qualirede, empresa que cuida da gestão do Plansev, informou em nota enviada ao Bahia Noticias que foi contratada pelo Planserv em dezembro de 2017 para os serviços de consultoria, serviço de apoio operacional e operação dos programas de promoção e prevenção em saúde, através de licitação. No texto, a empresa disse que todos os temas relacionados aos clientes da Qualirede devem ser abordados com os clientes e que a mesma regra vale para o Planserv.
A Qualirede reforça ainda que o contrato “vem sendo cumprido em sua integralidade, seguindo os valores éticos que sempre nortearam as ações da empresa”, e que somente na cidade de Salvador possui dois escritórios e mais de 430 funcionários dedicados exclusivamente ao Planserv. Questionada sobre o sistema de agendamento pelo site, a Qualirede não respondeu.
Reportagem e redação: Bahia Noticias




Imagem de Gerd Altmann da Pixabay 
Divulgação
Image by Юрий Урбан from Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Image by StockSnap from Pixabay
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Foto - André Frutuoso
Divulgação
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Crédito da foto: Jonas Souza
Image by Jean Pierre Llanos Garcia from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Video
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Fabiano Pereira 2025
Foto: Cleomário Alves- SJDHBA
Foto: Douglas Amaral
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Na foto, Ana Flávia | Arquivo Pessoal
Divulgação
Reprodução
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Arquivo Pessoal
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Vitória Marinho
Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), FOTO: Peter Neylon/MCom
Foto: Reprodução/ Video
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de macrovector no Freepik
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Internauta do Tribuna do Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de x3 por Pixabay
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Lucas Rosário/Ascom SecultBA
Foto: Reprodução/ Video
Foto: PC
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA