Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado nesta terça-feira, dia dia 1º de dezembro, o veículo de notícias LGBTQIA+ da Bahia, denominado Dois Terços, promoveu uma pesquisa voltada para a população LGBTQIA+ com foco nas questões relacionadas ao HIV e AIDS.
Nas primeiras semanas de novembro, os participantes responderam questões sobre testes rápidos, uso da camisinha, PrEP, PeP, e preconceito com as pessoas que vivem com HIV. A pesquisa teve como objetivo conhecer o público do veículo, entender melhor sobre como as pessoas lidam com as questões referentes às ISTs, além de alertar e fornecer informações, por meio desta mostra da população LGBTQIA+.
Dos 1 mil LGBTQIA+ soteropolitanos que responderam à pesquisa por meio do formulário, 4,3% são lésbicas; 74,9% gays; 13,3% pessoas bissexuais; e 0,7% transexuais.
É notável a presença dos jovens entre 25 e 40 anos, que representou 51,9% das respostas. Já na faixa dos 40 e 60 anos, foram 29,5%. Com mais de 60 anos, foram 16,2% dos participantes, mostrando a força e a presença dos jovens na internet. Na abordagem sobre o uso da camisinha nas relações, 54,4% disseram que usam o preservativo e 14,1% disseram que não e 30,4 % responderam que às vezes usam.
Sobre o teste rápido para detectar o HIV, 74,1% disseram que já fizeram, e 25,9% responderam que não fizeram. Sobre o uso da PrEP, 87,9% responderam que estão usando (PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) – é o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus), e 12,1% não usam. Sobre se namoraria uma pessoa vivendo com HIV, 76,6% disseram que sim, namoraria, e 23,4% responderam que não. A pesquisa também perguntou se as pessoas sabiam a diferente entre HIV x AIDS (O HIV é uma IST, ou seja, uma Infecção Sexualmente Transmissível.
Sendo assim, a principal forma de contágio é a via sexual. Essas infecções são causadas por micro-organismos como fungos, bactérias e vírus. No caso do HIV, a infecção é causada por um vírus denominado vírus da imunodeficiência humana. A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV, e surge quando a pessoa apresenta infecções oportunistas (que se aproveitam da fraqueza do organismo, como tuberculose e pneumonia) devido à baixa imunidade ocasionada pelo vírus). Sobre isso, 88,1% disseram que sim, e 11,9% afirmaram que não sabiam a diferença.
Harley Henriques, Coordenador Geral do Fundo PositHiVo, teve acesso a pesquisa e celebrou os avanços das pessoas sobre questões sobre o HIV e a prevenção e sinalizou a importância dos caminhos para redução dos números no Brasil. “Os resultados mostram que as pessoas hoje já tem um bom nível de informação sobre o HIV, temos que manter as estratégias de prevenção para diminui o estigma e novos casos”.
Quem também celebrou o resultado foi o padre Alfredo, da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que atende 72 crianças vivendo com HIV, moradores de ruas e profissionais do sexo. “A pesquisa é de extrema relevância. Oferece dados expressivos da comunidade LGBTQIA+ e as ações de prevenção e cuidado no enfrentamento da realidade pandêmica do HIV/AIDS”, analisou ele.
Biz Comunicação Integrada


Image by Miguel Á. Padriñán from Pixabay


Foto: Rafael Rodrigues/E.C. Bahia 
Foto: Yuri Almeida
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade - Ascom/SDE
Foto: Caio Diniz
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Matheus Landim/GOV-BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Leandro Almeida / Mídia Bahia
Foto: Tiago Dantas / Seagri
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa by Tumisu from Pixabay
Imagem de Dorothe do Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Douglas Amaral
Imagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Wokandapix from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Imagem ilustrativa de Military_Material por Pixabay
Imagem de
Arquivo Pessoal
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de William Iven por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Midia Bahia
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Video
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ECV
Foto: Walterson Rosa/MS
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem de tookapic por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Divulgação
Foto: Fabiane Pita/ Ascom SDE
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Video
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Video
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo