O Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar, sediado em Irecê, no sertão baiano, está na Europa com o projeto de difusão e circulação “O Sertão é o mundo”, realizando uma turnê durante o mês de junho por festivais e teatros de Portugal, Espanha e França. Até 28 de junho de 2024 o espetáculo “A Travessia do Grão Profundo”, com texto e direção de Paulo Atto, estrelado pelo ator ireceense Mozar Primo, irá se apresentar nas cidades de Covilhã (Portugal), Tenerife e La Laguna nas Ilhas Canárias e Leon (Espanha) e em Paris (França). Além do espetáculo o Núcleo Caatinga vai desenvolver uma série de atividades artísticas e formativas como masterclasses, workshops e laboratório de dramaturgia. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital de Mobilidade Cultural (01/2023).
Na Cidade de Covilhã, Portugal, até 06 de junho, haverá a apresentação de “A Travessia do Grão Profundo” no âmbito da Mostra de Teatro EnsinARTE que trabalha com professores e alunos de teatro no contexto escolar português. Acontecerá também o workshop de Composição Corporal Dramática e Laboratório de Dramaturgia – “Trilhas Possíveis”, aberto a todos os interessados na escrita para o teatro. Os eventos serão na cidade de Covilhã, província da Beira Baixa, entrada sul da Serra da Estrela, em Portugal.
No Festival de Teatro de Tegueste, nas Ilhas Canárias, Espanha, dia 08 de junho o espetáculo “A Travessia do Grão Profundo” será apresentado no imponente Teatro Príncipe Filipe e no dia 09 na Sala Zálatta Teatro em La Laguna. A programação ainda terá uma roda de conversa sobre dramaturgia e produção teatral no contexto Iberoamericano, com Paulo Atto, com a diretora colombiana Yacqueline Salazar, do Laboratório Escénico Ateneo de Medellin e com o diretor espanhol Telesforo Rodriguez, presidente da Rede Cena Iberoamericana. Neste encontro, que acontece na Sala Zalatta Teatro, o diretor Paulo Atto apresentará um panorama das iniciativas das produções teatrais baianas e suas dramaturgias na atualidade, destacando o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Caatinga no sertão baiano.
A turnê finaliza em Paris no Centro do Teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal em 1979, com duas apresentações do espetáculo “A Travessia do Grão Profundo” (dias 20 e 21 de junho), masterclass para atores e atrizes e com a exposição sobre 40 anos de atividades do diretor baiano Paulo Atto completados em 2024.