Na manhã do último sábado, dia 18, a professora do ensino fundamental I, Antonia Marta Costa dos Reis, participava juntamente com outros professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação de Nazaré, no Recôncavo baiano, de uma “Formação de Professores”.
A professora Marta contou que filmava o evento com seu aparelho celular, assim como outros servidores presentes no Cine Teatro Rio Branco estavam filmando com seus aparelhos celulares. Acontece que, apenas ela foi recriminada pelo mestre de cerimônia, que interrompeu a sua fala para recriminá-la no microfone, em meio a todos os presentes. A atitude foi ainda completada por vaias. A professora pediu a palavra e disse que não permaneceria mais naquele espaço e retirou-se do evento.
“Quando relembro o momento amargo que vivi no Cine Rio Branco, penso nos anos dedicados à educação de crianças em minha terra, lembro cada criança que ensinei a ler e a escrever. Me apeguei a isto. Me apeguei à comenda Anísio Teixeira, que recebi do Governo Estado da Bahia, que me consagrou como professora destaque. Penso que por ser mulher, negra e de comunidade periférica, sofri este constrangimento”.
A Professora Antonia Marta Costa dos Reis é graduada em Pedagogia, é Pós-graduada em Gestão Escolar e Educação Infantil. Ela é professora no município há 27 anos. Foi Gestora durante 13 anos da escola municipal Nair de Brito – localizada na periferia da cidade. Atualmente leciona em turmas do Ensino Fundamental I, na Escola Comunitária Dom João Bosco. Em 2022, a professora Marta recebeu a Comenda Anísio Teixeira, pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia, como educadora destaque.
As atitudes legais cabíveis já foram tomadas pela professora Antonia Marta Costa dos Reis.
Nazaré: Gestão Municipal emite nota sobre acusações feitas por professora efetiva