Verdade. Parece um conselho de vó ou daquele familiar que sempre tem uma dica, um chá ou receita infalível para compartilhar. O ato de colocar as pernas para cima tem fundamento. Pernas inchadas e doloridas são sintomas que podem fazer parte de um grupo variado de diagnósticos e geralmente sinalizam problemas circulatórios, musculares ou ósseos. Um incômodo que pode ser cuidado com diversas abordagens. Especialistas afirmam que é possível perceber os efeitos positivos da prática ao levantar os membros inferiores por pelo menos 30 minutos.
Esses benefícios ocorrem devido à diminuição da pressão nos vasos sanguíneos. O efeito é amplamente conhecido entre os médicos e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Dentre as principais vantagens desta técnica estão:
- Melhora o fluxo sanguíneo: quando as pernas são colocadas para cima, a gravidade atua a favor da circulação e auxilia na melhoria do fluxo sanguíneo. Isso pode ser especialmente útil para prevenir ou aliviar condições venosas, como a tromboflebite superficial.
- Reduz o inchaço: erguer as pernas acima do nível do coração auxilia a drenar o excesso de líquido nos membros inferiores com mais eficácia, reduzindo quadros de inchaço, que tendem a piorar ao longo dos dias quentes. Este procedimento pode ser benéfico para pessoas com edema ou inflamação nos pés, panturrilhas e coxas.
- Alivia a pressão: longos períodos em pé ou sentado podem aumentar a pressão nas veias das pernas, o que contribui para o desenvolvimento de varizes. Ao erguer as pernas, o paciente pode perceber a sensação de alívio do cansaço nos músculos dos pés.
- Contraindicação: pessoas que tenham qualquer tipo de problema cardíaco não devem usar a prática de colocar os pés para cima. Essa atividade pode causar alterações na pressão arterial e maiores problemas de saúde. Na dúvida, é essencial consultar um médico.
Meias de compressão
Outra alternativa para quem deseja buscar esta sensação de alívio e diminuição de inchaço para pés e pernas é o uso das meias de compressão. Existem diversos tipos, que podem ser utilizados no cotidiano, e modelos que são recomendados conforme avaliação médica.
As meias de compressão também colaboram para a circulação saudável em diferentes situações do cotidiano, auxiliando na prevenção de doenças venosas, diminuindo a sensação de cansaço muscular e aumentando o conforto dos usuários. Dentre as mais bem avaliadas do mercado estão as meias da SIGVARIS GROUP, empresa global com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. A companhia possui um amplo portfólio, com itens que podem ser usados pelos mais diversos perfis de pessoas.
Fonte: SIGVARIS GROUP.