O Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Seja Digital (Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV – EAD) realizaram na terça-feira (1º) um leilão reverso para escolher operadoras para instalar antenas de telefonia e internet móvel – Estações de Rádio Base (ERBs) – em sete regiões rurais sem cobertura no estado da Bahia.
As áreas que serão atendidas são: Lagoa do Serrote em Ipecaetá (BA), Ponto de Mairi em Mairi (BA), São Roque do Paratiji em Rafael Jambeiro (BA), Barreiro em Riachão do Jacuípe (BA), Baixo Irecê (Nova Vista) em Xique-Xique (BA), 50 Bis (Sudelândia) em Açailândia (BA) e Novo Bacabal em Açailândia (BA).
No total, serão 59 localidades pelo Brasil. O investimento será de R$ 64 milhões, o que representa uma economia de 41% em relação ao valor de referência do leilão, que era de R$ 108,8 milhões. Ao todo, cinco participantes realizaram 107 lances. Em 45 localidades, houve lances de mais de uma proponente. As empresas Claro, Tim, Cloud2u, Brisanet e Ligga/Sercomtel apresentaram propostas, sendo o maior deságio de 48,5% em relação ao valor estipulado como teto pelo edital.
Nesta modalidade, as operadoras de telefonia podem escolher uma ou mais localidades da lista e realizar um lance único para cada uma, abaixo do limite estipulado no edital. A empresa que adotar o menor valor de subsídio vence. O menor lance é o vencedor para cada localidade e corresponde ao valor a ser transferido pela EAD às empresas para instalação e operação de serviços móveis, compatíveis com o padrão 4G e preparados para o 5G.
Ascom MCom