Jeferson Oliveira Bispo, de 21 anos, recebeu alta médica na quinta-feira, dia 04, após ficar 14 dias internado. O jovem teve um rim retirado após passar por cirurgia depois de levar um tiro. Após o procedimento que aconteceu no dia 22 de julho, a equipe médica do Hospital Geral Menandro de Farias (HGMF), em Lauro de Freitas (BA), entregou o órgão à família da vítima, embalado em um saco plástico.
Segundo familiares do entregador por aplicativo ouvidos, Jeferson está bem e agora vai se recuperar dos procedimentos cirúrgicos em casa. Na última segunda-feira, dia 1°/ 08, a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) informou que tem trabalhado na análise dos danos causados à família do paciente. O objetivo é propor uma ação indenizatória na área cível. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) admitiu que houve erro do hospital.
A Sesab continuou a apuração do caso, e diz que a situação pode ter acontecido por causa de uma “falha no fluxo do atendimento”. No dia seguinte após a repercussão do caso, o diretor-geral do HGMF, Ramon Nelson Bezerra de Lima Souza, foi exonerado do cargo pelo governador Rui Costa (reveja aqui). A Sesab ainda informou que a saída de Ramon “foi uma decisão a fim de aperfeiçoar a assistência na unidade”.
Redação: Bahia Noticias | Informações: G1/ Bahia