Aconteceu na noite do sábado, 13 de abril, na Casa de Cultura na cidade de Mutuípe-BA, o lançamento do livro MUTUÍPE E VALE DO JIQUIRIÇÁ-HISTÓRIAS E MEMÓRIAS do autor ANTONIO CARLOS LANZA ALMEIDA, obra que retrata histórias, memórias e vivências do autor, de mutuipenses e de pessoas oriundas de outras localidades que passaram a residir em Mutuípe e nesta trajetória marcaram o alvorecer e o progresso da cidade de Mutuípe e do Território do Vale do Jiquiriçá.
O Evento reuniu familiares do autor, amigos, mutuipenses e convidados oriundos da capital e de cidades circunvizinhas que compareceram para prestigiar o lançamento desta obra que relata os fatos pertinentes a identidade cultural, eventos, lendas, mitos, causos, trajetórias pessoais e sociais dos construtores desta história, retratados e homenageados por LANZA nesta sua obra, sendo esta de grande relevância para a história local e territorial.
LANZA, como é popularmente conhecido, é descendente de imigrantes italianos e portugueses que chegaram ao Vale do Jiquiriçá na segunda metade do século XIX. Residiu na cidade de Mutuípe, em Santo Antônio de Jesus e atualmente reside em Salvador. Porém sempre preservou os laços familiares e fraternos com os mutuipenses. A obra em lançamento foi escrita pelo autor com o suporte de softwares para deficientes visuais pois LANZA perdeu a visão há mais de uma década. Porém com muita força e determinação escreveu esta obra que dedica a sua esposa Iolanda, aos filhos André (no outro plano da vida), Adriano, a nora Ellen e as netas Bela e Nina.
Depoimento do autor:
“Comecei fazer esse trabalho há mais de cinco anos. Parei por várias vezes, tive inúmeros desânimos, quase o deletei definitivamente. Mas, graças aos estímulos oportunos de amigos, recomecei-o a cerca de um ano. Jamais poderei deixar de ser grato à minha família, pelo apoio e carinho que sempre me dedica, principalmente nos momentos difíceis. Agradeço, enfim, à vida e toda a plenitude da existência, que me permitiram estar aqui narrando esta história de memórias.”
Para Maria do Carmo, professora, poeta, escritora e colunista do TRIBUNA DO RECÔNCAVO, que esteve presente no lançamento, este momento foi de grande emoção pessoal pois em suas páginas a obra resgata a história de seu pai JOSÉ PAULO DOS SANTOS, cuja vivência também foi um marco na construção da história de Mutuípe. MARCOS PAULO SOUSA SANTOS, neto do citado José Paulo que não conheceu o seu avô, também prestigiou o evento, representando os demais familiares.
Um fragmento da citação de LANZA sobre José Paulo dos Santos em sua obra:
“Natural de Amargosa, residente em Mutuípe desde o início do povoamento deste município, foi contemporâneo dos seus emancipadores. Nunca frequentou escola, era autodidata, gostava muito de ler e escrever, tinha no dicionário o seu grande aliado. Estudava muito sobre o tratamento homeopático, receitando e vendendo esses medicamentos para a população. Foi Avaliador Judicial nessa Comarca. Faleceu aos 30 de dezembro de 1983.”
Matéria: Maria do Carmo Silva/ Tribuna do Recôncavo.