Aconteceu na noite do sábado, 13 de abril, na Casa de Cultura na cidade de Mutuípe-BA, o lançamento do livro MUTUÍPE E VALE DO JIQUIRIÇÁ-HISTÓRIAS E MEMÓRIAS do autor ANTONIO CARLOS LANZA ALMEIDA, obra que retrata histórias, memórias e vivências do autor, de mutuipenses e de pessoas oriundas de outras localidades que passaram a residir em Mutuípe e nesta trajetória marcaram o alvorecer e o progresso da cidade de Mutuípe e do Território do Vale do Jiquiriçá.
O Evento reuniu familiares do autor, amigos, mutuipenses e convidados oriundos da capital e de cidades circunvizinhas que compareceram para prestigiar o lançamento desta obra que relata os fatos pertinentes a identidade cultural, eventos, lendas, mitos, causos, trajetórias pessoais e sociais dos construtores desta história, retratados e homenageados por LANZA nesta sua obra, sendo esta de grande relevância para a história local e territorial.
LANZA, como é popularmente conhecido, é descendente de imigrantes italianos e portugueses que chegaram ao Vale do Jiquiriçá na segunda metade do século XIX. Residiu na cidade de Mutuípe, em Santo Antônio de Jesus e atualmente reside em Salvador. Porém sempre preservou os laços familiares e fraternos com os mutuipenses. A obra em lançamento foi escrita pelo autor com o suporte de softwares para deficientes visuais pois LANZA perdeu a visão há mais de uma década. Porém com muita força e determinação escreveu esta obra que dedica a sua esposa Iolanda, aos filhos André (no outro plano da vida), Adriano, a nora Ellen e as netas Bela e Nina.
Depoimento do autor:
“Comecei fazer esse trabalho há mais de cinco anos. Parei por várias vezes, tive inúmeros desânimos, quase o deletei definitivamente. Mas, graças aos estímulos oportunos de amigos, recomecei-o a cerca de um ano. Jamais poderei deixar de ser grato à minha família, pelo apoio e carinho que sempre me dedica, principalmente nos momentos difíceis. Agradeço, enfim, à vida e toda a plenitude da existência, que me permitiram estar aqui narrando esta história de memórias.”
Para Maria do Carmo, professora, poeta, escritora e colunista do TRIBUNA DO RECÔNCAVO, que esteve presente no lançamento, este momento foi de grande emoção pessoal pois em suas páginas a obra resgata a história de seu pai JOSÉ PAULO DOS SANTOS, cuja vivência também foi um marco na construção da história de Mutuípe. MARCOS PAULO SOUSA SANTOS, neto do citado José Paulo que não conheceu o seu avô, também prestigiou o evento, representando os demais familiares.
Um fragmento da citação de LANZA sobre José Paulo dos Santos em sua obra:
“Natural de Amargosa, residente em Mutuípe desde o início do povoamento deste município, foi contemporâneo dos seus emancipadores. Nunca frequentou escola, era autodidata, gostava muito de ler e escrever, tinha no dicionário o seu grande aliado. Estudava muito sobre o tratamento homeopático, receitando e vendendo esses medicamentos para a população. Foi Avaliador Judicial nessa Comarca. Faleceu aos 30 de dezembro de 1983.”
Matéria: Maria do Carmo Silva/ Tribuna do Recôncavo.


Foto: Marcos Paulo

Arquivos pessoais
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Laila Brito-SDR
Foto: Letícia Oliveira
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Image by andrey_barsukov from Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem: Ellen Guimarães
Imagem de Engin Akyurt do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Video
Foto: PC
Foto: João Neto/ Pascom diocesana
Foto: Divulgação
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Nico Wall por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Video
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Arquivo Pessoal
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Divulgação
Video
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Foto: Edson Andrade
Image ilustrativa by TuendeBede from Pixabay
Imagem de Olya Adamovich do Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Arquivo pessoal
Imagem: Jair Medrado
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por OpenClipart-Vectors do Pixabay
Foto: André Fofano
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Illustrative Image by Gerd Altmann from Pixabay
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Ag. Brasil
Imagem de
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay
Imagem de Skeeze por Pixabay
Imagem de Memin Sito do Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de jun yang por Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Divulgação
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem ilustrativa de PublicDomainPictures por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
PM
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valentinaalemanno do Pixabay
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Video
Foto ilustrativa de Amanda Chung
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto - Erlon Santos - Sepromi
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Aline Queiroz
Foto: Cláudio Lima / Câmara Municipal
Foto: Rebeca Falcão/ Seagri