O legado da sanfona – e consequentemente do forró – vem sendo passado adiante no município de Capim Grosso, a cerca de 277 km de Salvador. É que o sanfoneiro e professor de música, Kelvin Diniz, vem coordenando, através da Prefeitura Municipal, parte de um projeto inovador em três escolas do município baiano: Centro Municipal de Educação Integral (CMEI); Tarcília Evangelista de Andrade e Edivaldo Machado Boaventura. Trata-se das aulas com o acordeon, que têm impactado alunos do sexto e sétimo ano, proporcionando cultura e musicalidade – além de manter a chama dessas raízes mais acesa do que nunca.
Atualmente cerca de 50 alunos recebem aulas gratuitas de sanfona pelo projeto, que teve início no ano passado. Segundo Kelvin, quase todos os alunos estão sendo musicalizados através da sanfona. ‘Atualmente contamos com um repertório de dez músicas, dentre Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Dominguinhos, além de algumas diversas para apresentações gerais como Heitor Villa-Lobos, A turma do Balão Mágico e Toy Story – fora trechos de músicas avulsas que eles vão pesquisando e estudando com supervisão’, conta.
As aulas de sanfona estão inseridas na grade do projeto Escola de Música, da Prefeitura de Capim Grosso, e funciona como parte do sistema de ensino integral das escolas públicas do município – tendo uma organização que pensa no futuro dos alunos na música, indo além de uma atividade recreativa. Além de inseri-los no contexto musical, a iniciativa se torna essencial para apresentar a sanfona e outros instrumentos para os jovens, ‘renovando’ a geração do forró e passando esse legado adiante. ‘É muito gratificante trazer a musicalidade e a importância da sanfona para essa geração. Fico feliz em ver os alunos interessados pelo instrumento e aprendendo canções que marcaram diferentes épocas. Com certeza teremos bons frutos no futuro e ainda muito forró tocando’, ressalta Kelvin.
A Escola de Música conta também com aulas de outros instrumentos, como flauta, violão e saxofone, mas a sanfona ganha um ‘gostinho’ especial por conta da sua ligação com a cultura e a música regional. Boa parte dessa motivação dos alunos para aprender a manusear o fole vem do toque cirúrgico de Kelvin Diniz, um autodidata que teve seu primeiro contato com o acordeon ainda em 2005 – presenteado por um vizinho, em seu aniversário. ‘Peguei e não larguei mais’, brinca. ‘Após 20 anos, fico honrado em passar esse legado adiante’, complementa o forrozeiro.
Em dezembro, Capim Grosso contará mais uma vez com o ‘Recital de Natal’, um projeto que já tem oito anos de execução e deu seus primeiros passos apenas com o coral. Agora, a apresentação abrange toda a Escola de Música – inclusive a sanfona. O espetáculo, que já é bem consolidado no município, serve também como uma amostra do que os alunos aprenderam ao longo do ano. ‘E assim a sanfona segue tocando e o forró segue vivo em qualquer época do ano’, finaliza Kelvin Diniz.
Texto: Messias Amorim.


Foto: Kelvin Diniz


Imagem de Pexels por Pixabay 
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Internauta do Tribuna do Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de x3 por Pixabay
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Lucas Rosário/Ascom SecultBA
Foto: Reprodução/ Video
Foto: PC
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Bianca Fraga
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Reprodução: Youtube Macaco Gordo
Imagem ilustrativa de Danny See Chuan Seng por Pixabay
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by Hilary Clark from Pixabay
Foto: Geraldo Carvalho