Comunidades quilombolas de Juazeiro, no Sertão do São Francisco (BA), acusam a morte de um homem, de 26 anos, em uma ação da Polícia Militar. José William dos Santos Barros estava na comunidade quilombola de Alagadiço, quando foi atingido nas costas. O fato ocorreu na noite do último domingo, dia 27.
Segundo nota conjunta do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro (Compir) e da Articulação Quilombola, Frente Negra do Velho Chico, testemunhas disseram que a vítima estava em pé em uma moto, na estrada em frente ao Alagadiço, junto com outras pessoas da comunidade, quando foi alvejado nas costas pela Polícia Militar.
Ainda segundo a nota, o corpo do quilombola chegou a ficar desaparecido por cerca de uma hora. A vítima só foi encontrada no Hospital Regional da Cidade. As entidades lembraram que o segundo caso de morte de quilombola em menos de 15 dias.
No último dia 17, a ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, foi morta a tiros no quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Fonte: Bahia Notícias.