Consultas em especialidades como: Pediatria cardiologia, ginecologia, pneumologia, nutrição, clínico geral, além de aferição de pressão arterial, glicemia, imunização para crianças, assistência social, serviços de USG, ECG, inserção de DIU, preventivo, testes rápidos, além de realização de procedimentos cirúrgicos. Estes e outros serviços foram realizados, neste sábado, (18), no mutirão de serviços de Saúde para a comunidade Quilombola do município de Itacaré.
A ação aconteceu através das iniciativas do Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio e do Hospital Regional Costa do Cacau, através das instituições que fazem a gestão das unidades: Fundação Estatal Saúde da Família (FESF- SUS) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH).
As diretoras das unidades de Saúde: Domilene Borges (HMIJS) e Cristine Câmara (HRCC) garantem que o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), Faculdade Afya e Prefeitura Municipal de Itacaré foram essenciais para o sucesso do mutirão.
Domilene Borges afirmou que a parceria fortalece a realização de serviços de saúde da região. “Agradecemos a todos os envolvidos que desde o primeiro momento se dedicaram para a realização do mutirão e contribuíram com o fortalecimento da saúde na região e com a comunidade Quilombola”.
Cristine Câmara garante que o mutirão foi uma ação onde mais uma vez a união foi crucial para levar serviços para quem precisa. “A união entre o Governo da Bahia, Sesab, Hospital Materno, FESF-SUS, IBDAH, Faculdade Afya Prefeitura de Itacaré, dezenas de voluntários foi muito importante para que pudéssemos ofertar serviços de saúde para as comunidades quilombolas, o que possibilitou uma atenção especial na prevenção e cuidado de doenças. Nossa gratidão a todos. Que possamos continuar realizando ações como esta e beneficiar quem realmente necessita”.
Antônio Walter Luna coordenador administrativo do HRCC acrescenta a avaliação feita por Cristine: “Tivemos um dia bastante produtivo. Promover uma assistência de qualidade é a missão do Governo da Bahia assim como do IBDAH, dos profissionais do HRCC, HMIJS e com certeza de todos que estiveram em nosso mutirão e que, como buscam diariamente fortalecer o SUS”.
Avaliação:
Winaikel Santos com o sorriso largo agradeceu a oportunidade de participar do mutirão. “Quando soube dos serviços que seriam realizados me organizei logo para trazer milhas filhas para uma consulta com pediatra. Mutirão maravilhoso, tudo aqui no mesmo lugar sem precisar sair para ir buscar médico longe. Gostei muito dessa decisão de vir atender a gente aqui. Muito bom mesmo, que outros mutirões como esse possam acontecer”.
Mirian Santos aproveitou para levar os filhos para consultar. “Gostei muito porque consegui realizar atendimentos de saúde que eu estava precisando para os meus filhos. O médico passou exames e ainda recebi os medicamentos. Foi muito bom”, afirmou.
Elison Fagundes presidente da Associação Quilombola ASCOMQ parabenizou os organizadores do evento. “Esse mutirão foi muito bom para a comunidade Quilombola porque alguns ainda não têm acesso aos serviços que foram oferecidos hoje, principalmente exames; então, muitos foram atendidos por especialistas, realizaram exames e ainda trouxeram seus filhos para consulta pediátrica. Que outros mutirões aconteçam mais vezes”, disse.
A quilombola Maria Silva, grávida de cinco meses e mãe do pequeno João chegou 8 horas no mutirão e às 9:30 já havia realizado tudo o que foi buscar. “Sempre sou muito bem atendida no Hospital do Cacau que tem funcionários muito educados e meu filho também é bem atendido no Hospital Materno, mas, esse mutirão gostei muito porque foi uma maneira de ter vários serviços em um só lugar. Passei pelo clínico, meu filho foi atendido pelo pediatra, lanchamos e ainda tivemos transporte, bom demais, parabéns a todos os organizadores.
Para a secretária municipal de Saúde de Itacaré, Andreia Palafoz, o mutirão ficou marcado na história de Itacaré. “Mais uma vez comprovamos que unidos conseguimos realizar importantes ações e hoje a comunidade Quilombola pôde contar com especialidades e procedimentos que não são ofertados diariamente pelo município.
Para o diretor médico do HMIJS, Samuel Branco os objetivos propostos foram alcançados: “Centenas de pessoas estiveram no mutirão saíram satisfeitas com as consultas e exames realizados, e ainda muitos agendaram cirurgias para o Materno Infantil e HRCC, então conseguimos realizar o que propomos, gratidão aos envolvidos”.
Texto: Andrea Sued.


Foto: Divulgação


Imagem de Bruno /Germany por Pixabay 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Fran Barreto do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Sebastian Ganso por Pixabay
Imagem de
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de Евгения de Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Ronald Plett por Pixabay
Imagem de:
Foto: Jhonatan Sena
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Amanda Ercília GOVBA
Foto: Cleomário Alves/SJDHBA
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira GOVBA
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste / Redes Sociais
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Eduardo Andrade AscomSDE
Foto: Vagner Ramos/ SEI
Imagem de Firmbee por Pixabay
Video
Imagem de Luis Wilker WilkerNet por Pixabay
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem do meu m por Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Queiroz Ascom SeturBA
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Video
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/Video
Imagem Ilustrativa de Robert Cheaib por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Foto: Jack Peixoto
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Giulia Guimarães/AscomSDE
Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay
Foto: Ailton Gonçalves
Foto: André Frutuôso - Ascom/CAR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
FOTO - ÍTALO OLIVEIRA-SDR