Estudantes da rede estadual de ensino estão mobilizados para os Jogos Escolares da Bahia (JEB), evento que acontece, anualmente, no âmbito do Estado. Ao longo deste mês, as unidades escolares realizam a Etapa Escolar, seguidas da Territorial, Interterritorial e Estadual.
Realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), a competição esportiva visa promover a formação dos alunos e disseminar a cultura esportiva no currículo da Educação Básica, através do componente curricular de Educação Física. A proposta se fundamenta na participação, inclusão, diversidade, criatividade, coletividade, ética, cooperação, emancipação e no regionalismo.
Os Jogos Escolares da Bahia envolvem competições coletivas de diversas modalidades, como handebol, futsal, basquete, voleibol e torneio de xadrez e modalidades individuais, entre as quais atletismo, ginástica rítmica, vôlei de praia, ciclismo, natação, badminton, judô, wrestling e tênis de mesa. Na edição do ano passado participaram mais de 90 mil estudantes atletas de 12 a 17 anos, da capital e de diversas regiões da Bahia. A seletiva da Etapa Territorial vai acontecer entre abril e maio; a Interterritorial, entre maio e junho; e a Estadual, em julho. Os vencedores da Etapa Estadual representarão a Bahia na Etapa Nacional dos Jogos da Juventude, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que ocorrerá entre 10 e 25 de setembro deste ano, em Brasília.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/ SEC.