O gosto pela arte literária está reunindo estudantes, professores, escritores, agricultores familiares e centenas de pessoas na II Festa Literária Internacional do Paiaiá, realizada no distrito de São José do Paiaiá, em Nova Soure, município localizado no Nordeste Baiano, na região de Ribeira do Pombal.
No local, está instalada a Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado (Biblioteca do Paiaiá), fundada em 2001, e que reúne um acervo com mais de 120 mil títulos. O evento, que foi aberto nesta quarta-feira (24) e segue até sábado (27), tem o objetivo de fomentar e valorizar a educação e a literatura nas comunidades e nas escolas públicas da região e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC).
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, representou o governador Rui Costa no primeiro dia da festa, que tem uma vasta programação, com palestras, contação de histórias, lançamento de livros, exibição de filmes, oficinas, jogral, baile popular, cavalgada e shows musicais, além de apresentação de quadrilhas e cordéis produzidos por estudantes da rede estadual. Além da Biblioteca Comunitária de Paiaiá, as atividades acontecem no Circo Premier, montado no povoado e pelas ruas.
O fundador da Biblioteca do Paiaiá, Geraldo Prado, 79 anos, falou da emoção da realização de mais uma edição da Festa Literária, que deve mobilizar mais de 40 escolas da região.
“É muito gratificante estarmos chegando à segunda edição do evento nestes padrões e a quarta realizada pela biblioteca. Ver estas crianças e jovens é emocionante, com apresentações culturais e amplo interesse na leitura. É muito bom termos o apoio de diversas prefeituras e comércio local, além da estreia da Secretaria da Educação do Estado como apoiadora desta festa. Com certeza, vamos crescer levando a literatura para toda a região, através da maior biblioteca comunitária rural da América Latina”, ressaltou o professor aposentado.
Pela programação, os estudantes do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Ferreira da Silva, localizado no município, farão uma apresentação da quadrilha “Malu forrozeira”. Além disso, em estande montado na festa, será realizada uma exposição literária com cordéis produzidos pelos estudantes e com fotos dos projetos de literatura já realizados na escola, a exemplo de “Vanguardas europeias” e “Romantismo no Brasil”. Já os estudantes do Colégio Estadual Dom Pedro I irão participar de oficinas e contação de histórias, entre outras ações.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-SEC