A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou, nesta terça-feira, dia 5, o segundo caso de raiva em morcego em 2023. O animal foi encontrado no bairro Gabriela. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses esteve no local e realizou as ações preventivas de proteção.
O caso anterior de raiva animal foi registrado em um morcego encontrado no bairro Caseb. Após o registro dos casos, o CCZ fez a vacinação de cães e gatos que estão nos bairros. A medida é uma das mais importantes para prevenir a disseminação da raiva entre os animais domésticos e, consequentemente, proteger a saúde da população.
Caso outro morcego morto seja encontrado, a população é orientada a acionar imediatamente o Centro Municipal de Controle de Zoonoses pelo número (75) 9 9851-8583, para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se estava infectado com o vírus da raiva.
Segundo a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, a raiva é uma enfermidade viral que pode ser transmitida aos seres humanos através da mordida de um animal infectado.
“Evitar tocar em morcegos mortos é uma medida de segurança essencial, uma vez que o vírus da raiva pode sobreviver mesmo após a morte do animal. A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida de um animal infectado, sendo os morcegos, neste caso, os principais transmissores”, disse Cordeiro.
Todos os casos de agressões aos seres humanos envolvendo cães e gatos, devem ser encaminhados para o setor da antirrábica sediado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento.
Mesmo com o fim da campanha de vacinação antirrábica, a imunização continua sendo realizada com frequência nos bairros onde foram encontrados os animais infectados.
A vacinação ocorrerá entre os dias 11, 13 e 14 de setembro, das 9h às 14h. No primeiro dia, equipes vão atuar no posto de saúde Homero Figueiredo, no bairro Gabriela. No segundo dia, a imunização será no posto de saúde do Caseb II e o encerramento na Associação de Moradores do Caseb I.
A imunização dos animais também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N.
Fonte: Acorda Cidade via Bahia Notícias.