Não há dúvidas quando o assunto são os benefícios que os exercícios físicos promovem à saúde. E durante o período de gestação não é diferente. O ideal é que cada mulher entenda assuas limitações, mas que não deixe de lado a prática da atividade física que proporcione um maior bem-estar, em conjunto com uma alimentação balanceada, e uma gravidez mais ativa.
Segundo Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness, os exercícios físicos podem ser iniciados em qualquer fase da gestação, desde que o médico autorize a prática e que a grávida tenha um acompanhamento de um profissional de educação física. Além disso, os exercícios podem ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, aumentar a autoestima, e reduzir as dores nas costas, devido ao ganho de peso normal do período.
A prática regular de atividade reduz também o risco de desenvolvimento de diabetes gestacional. O risco de pré-eclâmpsia e parto cesáreo também é reduzido pelos efeitos fisiológicos do exercício físico. Há ainda uma redução no acúmulo de água nos membros inferiores.
“Recomendamos a prática se a gestante for sedentária, após o primeiro trimestre de gestação, para evitar complicações. Mas se a gestante for ativa e já pratica alguma modalidade, recomendamos não parar. Só verificamos qual a modalidade vai se encaixar melhor para ela nessa fase”, complementa Guilherme.
Pipa Comunicação Integrada