O jornalista e escritor Laurentino Gomes comentou nesta segunda-feira, dia 8, o lançamento do seu novo livro, o terceiro volume da obra “Escravidão”. O especialista ressaltou a crueldade que foi a escravidão no país, atenuada no imaginário brasileiro.
“O Brasil criou o mito de que a escravidão brasileira foi boazinha, patriarcal, benévola, e que o resultado foi uma grande e exemplar democracia racial. Quando você estuda os documentos históricos, você observa que a escravidão no Brasil foi tão cruel quanto a americana”, afirmou Gomes.
O jornalista falou também sobre o legado da escravidão no Brasil. “Temos um Brasil injusto, desigual, de relações escravocratas. Qualquer pessoa que tenha um olhar honesto sobre o Brasil deveria se incomodar profundamente, não deveria dormir em paz a noite”, declarou.
“Quando nós realmente dermos oportunidade para que todos os brasileiros se realizem nós vamos ter um país rico, mais desenvolvido, com mais ciência, tecnologia e inovação. Enquanto tivermos um país segregado vai ter uma pequena parcela da população que usufrui e um mar de excluídos embaixo”, observou Laurentino Gomes.
Redação: Metro1 | Reportagem: Mário Kertész / Rádio Metropole