Com o isolamento social por causa da pandemia do novo Coronavírus, a comemoração da Independência da Bahia, neste 2 de Julho, exigiu nova formatação. Por meio de uma caminhada virtual, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), professores e historiadores de várias cidades do Estado se encontraram em uma live, mediada pela jornalista Vânia Dias, da TVE, para celebrar a data histórica, que é um símbolo da resistência e da luta popular pela democracia na Bahia e no Brasil.
Na live, o Hino ao 2 de Julho comoveu a todos na voz da cantora, compositora e atriz Ana Barroso e na interpretação da fanfarra do Colégio Estadual Manoel Novaes. Na oportunidade, a SEC lançou o edital Prêmio Luís Henrique Dias Tavares, em homenagem ao renomado professor e historiador baiano. A premiação, cujo edital será publicado nos próximos dias, é voltada para a publicação de textos literários e técnicos/científicos, imagens, esculturas e pinturas, bem como os de registros de estudos e pesquisas que se referem à temática das lutas da Independência na Bahia, com desfecho no 2 de Julho.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a simbologia do 2 de Julho.
“Esta é uma história baiana e brasileira e temos a oportunidade de ouvir uma aula com professores e historiadores que nos mostram, com as suas pesquisas, a relevância do movimento popular para a conquista da independência. É uma aula de democracia e de resistência importantíssima neste momento em que, mais uma vez, o povo tem que se mostrar forte para vencer as dificuldades da pandemia”, afirmou Rodrigues.
A secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado, Fabya Reis, lembrou a participação das mulheres na luta pela independência da Bahia.
“Foi uma luta que teve uma ampla participação popular, na qual destaco Maria Felipa, quilombola e marisqueira, que teve uma liderança importante nas ações pela independência. Fico feliz que esta data coincida com o mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, podendo todas nós termos ela como uma grande representante”, disse Reis.
Já o doutor e mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Ruy Medeiros, falou sobre a participação do povo sertanejo.
“Acredito que uma participação fundamental nesse processo de luta foi a caminhada dos sertanejos que se reuniram em municípios de sua região e se dirigiram até o Recôncavo Baiano e se juntaram aos lutadores. Foi uma época em que a Revolução Industrial já estava forte e os colonizadores não conseguiam controlar os interesses comerciais dos brasileiros, quando havia um crescimento na exportação do couro e do algodão”, contou Medeiros.
Segundo o professor de Antropologia, Marlon Marcos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a comemoração e festividades do 2 de Julho representam a complexa diversidade social baiana.
“Vamos perceber que arrebatar das mãos das elites uma festa que se vê como uma data cívica para uma possível unidade nacional, foi a forma de a gente continuar a resistir, lutar, reconstruir e reclamar. Então, o caboclo não é só uma representação histórica de um processo identitário, mas uma representação das múltiplas relações afro-indígenas que possuímos na sociedade”, explicou Marcos.
Festa cívica e popular
A Festa da Independência da Bahia – ou Desfile do Dois de Julho – comemora a vitória sobre as forças coloniais na guerra de independência que expulsaram os portugueses de Salvador, no dia 2 de julho de 1823. Trata-se de uma festa popular e de caráter cívico, comemorativa da independência do Brasil em terras baianas. O cortejo acontece, tradicionalmente, no dia 2 de julho, tendo seu início no Pavilhão Dois de Julho, ao lado da Paróquia da Lapinha, no Largo da Lapinha, onde está a imagem do caboclo, símbolo da independência da Bahia. O grande desfile popular, protagonizado pelas imagens do caboclo e da cabocla – reverenciando a força nativa sobre as tropas lusitanas derrotadas em 1823 – percorre por várias ruas históricas até o seu apogeu, na Praça Dois de Julho, no Largo do Campo Grande.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-SEC


Foto: Reprodução/ Vídeo


Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo 
Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by Cesar Abud from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: PM
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Imagem de Harry Strauss por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Daniel Reche from Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Sapeaçu na Mídia.
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Kevin Phillips por Pixabay
Foto: Antonio José/ Agencia Brasil
Foto: Camila Souza/ GOV-BA
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Alan Santos/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil 
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: br.freepik.com
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Joyce Campos por Pixabay
Crédito: Erickson Araujo
Imagem ilustrativa da Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de drewstewart por Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fábio Cruz/Recôncavo no Ar
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Image by Martin Lutze from Pixabay
Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de intographics por Pixabay
Foto: Reprodução/ Forte na Notícia
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Lucilene Silva Queiroz
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem ilustrativa de João Paulo por Pixabay
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/ Video
Reprodução/ Video - @cefasportas
Foto: Claudio Lima
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arte: Divulgação
Foto: Luiz Carrera/ SECBA
Foto: Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Adriel Francisco
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE