Por Odemar Lúcio
O abandono de animais ocorre durante todo o ano e dados apontam um aumento considerável nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, visto que, nessa época tem-se uma maior busca por bichos de estimação para aquisição e para presentear amigos e familiares, essa prática contribui para o quadro de abandono, pois muitos dos animais vão parar nas ruas por não ser de fato o presente desejado. Outro fator que influencia nesta problemática é que nesse período os donos saem de férias e por muitas das vezes deixam seus animais para trás.
Pensando nisso ativistas da causa animal criaram o Dezembro Verde para conscientizar as pessoas sobre estas ocorrências, e mesmo diante da explicita necessidade a campanha é mantida quase que em anonimato, tratada como sem importância, e dessa forma boa parte da população nem sabe de sua existência. Por isso minha motivação em escrever este artigo!
Ao que consta, dezembro foi escolhido porque no dia 10 desse mês ocorre o Dia Internacional dos Animais, e a cor verde é uma forma de reafirmar a questão ambiental, já que a campanha engloba todos os tipos de animais. O abandono de animais é considerado crime no Brasil, entretanto, sabe-se que esta infelizmente é uma realidade nossa. Esta prática além de ser um ato de extrema crueldade é também um problema de saúde pública e que demanda atenção especial por parte do poder público e da sociedade, atenção esta que de modo geral não vem sendo recebida.
Em Elísio Medrado um projeto social sem fins lucrativos vem se destacando pela atuação e resultados obtidos, é o “Projeto Doe Amor, Doe Ração”. Idealizado por algumas amigas e mantido por doações, o projeto tem como intuito principal alimentar cães de rua, dessa forma, bebedouros e comedouros foram confeccionados e instalados em pontos pela cidade. Nas redes sociais percebem-se os relatos dando conta dos resultados positivos já alcançados pela iniciativa, tais como a redução de lixo espalhado pela cidade, melhoria das condições dos animais, bem como melhora no comportamento dos mesmos.
O “Projeto Doe Amor, Doe Ração” não tem outra fonte de renda que não as doações, enfrentando dificuldades em manter os comedouros abastecidos com ração, assim como, a confecção e manutenção de novos comedouros e bebedouros, o que de fato atenderia melhor e mais animais. Você pode contribuir para este projeto e ajudar no enfrentamento do abandono de animais, doe ração, dinheiro ou contribua como possível for, o fone/zap para contato é (75) 9 8228 4082, falar com Cristiane Oliveira.
Compartilhe também o símbolo da campanha em suas redes sociais.
Sobre o autor:
Odemar Lúcio é graduando em Serviço Social pela Facemp – Faculdade de Ciências e Empreendedorismo; pós-graduando em História e Cultura Afro-Brasileira; Técnico em Enfermagem; membro da CEE – Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus; Membro do Grupo Audiovisual Jovens em Rede; Ativista Social, Colunista, Poeta, escritor e colunista do Tribuna do Recôncavo.