A depressão é uma doença grave que atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Na Bahia, dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontaram que 427 mil pessoas sofriam da patologia em 2013. Em 2017, ocorreram 21,3 mil atendimentos ambulatoriais ou internações provocadas pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde.
A depressão lidera as causas de afastamento do trabalho no mundo, segundo a OMS, e por vezes tem como desfecho o suicídio. Embora já se fale muito da doença, ainda há muita desinformação e preconceito em torno do tema, o que ocasiona a demora na busca de ajuda especializada.
A psiquiatra da Holiste, Fabiana Nery, aponta que diversos estudos epidemiológicos demonstram que cerca de 20% da população brasileira apresenta transtornos depressivos. Todavia, apenas um terço desses casos é diagnosticado de forma adequada e somente 10% a 30% desses pacientes recebem tratamento.
“A depressão é uma condição médica comum, crônica e recorrente. Está frequentemente associada a incapacitação funcional e comprometimento da saúde física. No entanto, a depressão é sub-diagnosticada e sub-tratada. Em torno de 50% a 60% dos casos de depressão não são detectados”, alerta Nery.
A psicóloga Ethel Poll salienta que identificar os sintomas da depressão no seu estágio inicial é de extrema importância para o tratamento, pois sua evolução pode ter fins trágicos, uma vez que ela é considerada um dos principais fatores de risco para o suicídio.
“Em muitos casos o mal humor crônico, irritabilidade excessiva, estresse e sintomas físicos podem indicar que algo não vai bem com aquele indivíduo. Além disso, é um quadro que tem suas particularidades a depender da idade, do sexo, história de vida, fatores genéticos, etc”, disse Poll.
Tratamento multidisciplinar
O tratamento da depressão passa por identificar a gravidade e as particularidades do quadro. Fabiana explica que, nos casos leves da doença, o tratamento ambulatorial é suficiente para manter a doença sob controle. Já quando se trata de uma depressão moderada, onde existam perdas nas relações sociofamiliares, pode ser necessário um tratamento em hospital dia, onde o paciente cumpre uma série de atividades terapêuticas durante o dia e à noite retorna ao convívio familiar.
A internação psiquiátrica é recomendada apenas em casos graves, nos quais o indivíduo se encontra em um estado de impotência, catatonia, que já não o permite realizar suas atividades rotineiras: trabalhar, estudar, comer e dormir no horário apropriado, realizar a higiene pessoal, etc. Outro fator que indica a necessidade de uma internação é o risco de suicídio, quando o paciente precisa estar em um ambiente seguro, monitorado, até que a medicação comece a fazer efeito.
“Muitas vezes essa proteção da internação é a diferença entre o paciente conseguir sobreviver àquele episódio e ter um desfecho letal”, comentou a psiquiatra Fabiana Nery.
Palestra:
Fabiana ministrará uma palestra sobre depressão na próxima edição do Encontros Holiste, evento que ocorre no próximo dia 17 de julho. Intitulada “Depressão: fatos e fakes”, a palestra abordará pontos que o grande público, muitas vezes, desconhece. É o caso da Depressão resistente, quando o paciente não responde a pelo menos dois medicamentos comprovadamente eficazes para o tratamento do transtorno.
Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: Litiane de Oliveira/ Executiva de Contas/ Agência de Textos Comunicação Corporativa


Foto: Pixabay


Foto: Paulo Cesar Amaral 
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de bobbycrim por Pixabay
Foto: Mariana Guimarães
Foto: Milena Monteiro Ascom Secti2