Por Daniel Dias Ribeiro – médico hematologista
O tromboembolismo é uma das principais complicações que podem acometer pacientes em tratamento oncológico. De acordo com estudos, a trombose venosa é a segunda maior causa de morte entre esses pacientes, ficando atrás somente do próprio câncer. Além disso, um estudo da Bayer realizada neste ano apontou que o estado emocional influencia no tratamento do câncer dos pacientes, que não se atentam às possibilidades de complicações vasculares e eventos trombóticos.
A trombose venosa se dá quando ocorre a formação de um coágulo, denominado trombo, no vaso sanguíneo. Daniel Dias Ribeiro, médico hematologista, coordenador do Ambulatório de Hemostasia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), explica que o processo de coagulação é um mecanismo de defesa do organismo humano que é ativado quando há alguma lesão na parede da veia. A trombose ocorre quando há a formação de um coágulo na veia sem a ocorrência de uma lesão, obstruindo a passagem de sangue.
Os dois locais mais comuns onde a trombose ocorre são nos membros inferiores e nos pulmões. No primeiro caso, ela se manifesta por meio de sintomas como inchaço da perna, vermelhidão e calor local. Já no segundo caso, o paciente apresenta dor ou dificuldade para respirar, cansaço ao realizar atividades cotidianas do dia a dia, e, em alguns casos, febre e tosse com sangue.
Para alertar a população sobre os perigos da doença, profissionais de saúde de todo o mundo promovem no dia 13 de outubro o Dia Mundial da Trombose. E, não por acaso, a trombose venosa profunda (TVP) em pacientes com câncer é um dos focos da campanha deste ano. Em comparação à população em geral, indivíduos com câncer têm risco até sete vezes maior de tromboembolismo, que inclui tanto a TVP quanto o tromboembolismo pulmonar (TEP).
Ribeiro enfatiza que a trombose é uma doença prevenível, que pode ser evitada ao realizar atividade física, manter o peso adequado e permanecer-se hidratado. Também é importante sempre manter-se atento aos sintomas e fatores de risco. “Pensar em prevenção de trombose é conhecer os fatores de risco. Conhecendo o que pode causar, temos como proteger”, afirma.
Entre os fatores para a ocorrência de trombose, destacam-se o uso de anticoncepcionais com estrogênio, cirurgias, obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes, tabagismo e idade avançada. Pacientes com câncer também possuem chances maiores de desenvolver trombose, sendo que cerca de 20% a 30% dos casos da doença ocorrem em pacientes oncológicos.
O médico explica que o tipo de câncer e o tratamento do paciente podem influenciar no risco de desenvolvimento de trombose. O tromboembolismo é mais comum em casos de cânceres de pâncreas, intestino, cérebro e pulmão. Além disso, alguns quimioterápicos também podem aumentar o risco de complicações vasculares. “Existe, sim, uma relação entre câncer e o desenvolvimento de trombose e devemos conhecer esses pacientes e saber dos riscos para pensar em prevenção”, afirma Ribeiro, também doutor em Epidemiologia Clínica pela Leiden University Medical Center (Holanda).
O tratamento de trombose é feito com o uso de medicamento anticoagulante, que impede a formação de novos coágulos nas veias sanguíneas. No caso de pacientes com câncer, Ribeiro explica que o tratamento ocorre da mesma forma, porém o cuidado deve ser redobrado, pois há mais chance de recorrência e de sangramento.
Ele ressalta que a trombose em pacientes com câncer está relacionada a uma piora expressiva na qualidade de vida e, consequentemente, uma maior dificuldade no tratamento. Por isso, os médicos devem analisar todos os casos e sempre alertar os pacientes para o risco do desenvolvimento da doença. “O paciente também nos ajuda no tratamento, então quanto mais informações nós passarmos para eles no que diz respeito aos riscos, tratamento e quais sinais e sintomas ele deve prestar atenção, mais segurança teremos”, conclui Ribeiro.
Sobre o Dia Mundial da Trombose
No dia 13 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Trombose, que tem como objetivo aumentar a consciência sobre a trombose entre profissionais da saúde, pacientes e entidades do governo e do terceiro setor. No entanto, devemos estar em alerta para essa afecção todos os dias. Em âmbito global, a campanha desta efeméride é liderada pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (SITH) e, no Brasil, por entidades médicas, entre as quais se destaca a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH).


Imagem de Narupon Promvichai de Pixabay


Foto: Camile Campos 
Na foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Fran Barreto do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Sebastian Ganso por Pixabay
Imagem de
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de Евгения de Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Ronald Plett por Pixabay
Imagem de:
Foto: Jhonatan Sena
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Amanda Ercília GOVBA
Foto: Cleomário Alves/SJDHBA
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira GOVBA
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste / Redes Sociais
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Eduardo Andrade AscomSDE
Foto: Vagner Ramos/ SEI
Imagem de Firmbee por Pixabay
Video
Imagem de Luis Wilker WilkerNet por Pixabay
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem do meu m por Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Queiroz Ascom SeturBA
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Video
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/Video
Imagem Ilustrativa de Robert Cheaib por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Foto: Jack Peixoto
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Giulia Guimarães/AscomSDE
Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay
Foto: Ailton Gonçalves
Foto: André Frutuôso - Ascom/CAR