A cidade de Candeias (BA) é a nova integrante do Programa Mães do Brasil, desenvolvido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Nesta quinta-feira (9), a ministra Cristiane Britto fez a entrega do certificado de adesão ao prefeito Pitágoras Alves da Silva Ibiapina, durante solenidade na Câmara Municipal. A gestora ressaltou que o programa promove a inserção e a reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação entre o trabalho e a família, a equidade e corresponsabilidade no lar.
Entre os objetivos do Mães do Brasil estão ainda a integração de políticas públicas que possibilitem o apoio à mãe e à gestante por meio do acompanhamento de redes voluntárias e a promoção do fortalecimento dos vínculos familiares, do cuidado e do exercício dos direitos da mulher e dos filhos. Para solicitar adesão, os municípios interessados devem se cadastrar no Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH)
Projetos
O programa abrange os projetos Espaço Maternidade, Mães Unidas e Recanto. O primeiro tem foco no retorno e na permanência da mãe no mercado de trabalho, previne o desmame precoce e fortalece os vínculos materno-filiais. Além disso, incentiva que gestores públicos e privados disponibilizem espaço adequado para amamentação, coleta e correto armazenamento do leite materno, para fins de consumo e doação.
O Mães Unidas oferece apoio relacional às gestantes e mães por meio do acompanhamento de mães voluntárias, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares, por meio de uma rede de apoio local e nacional. Já o projeto Recanto é voltado para mães em situação de acolhimento social, privação de liberdade ou dependência química, com o propósito de humanizar a execução da pena das mulheres presas e o tratamento das mulheres acolhidas.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM