Dentro da programação dos 411 anos de história de Cairu, no Baixo Sul, celebrada nesta quinta-feira, 7 de outubro, o prefeito Hildécio Meireles sancionou a Lei Nº 627/2021, de 4 de outubro de 2021, que institui o “Dia da Cidade de Cairu” e determina feriado municipal. A lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.
A data também é reverenciada pela comunidade católica que celebra Nossa Senhora Do Rosário, padroeira de Cairu. De acordo com Hildécio Meireles, a data é um “marco histórico, visa resgatar, definitivamente, a história de Cairu que remete à época do descobrimento do Brasil. Por sua anterioridade, muitos registros, realizados à época, se perderam ou, de fato, não ficaram registrados para que chegassem aos nossos dias de forma precisa”, disse.
Entretanto, os registros apontam que em outubro de 1610, se deu a instalação da Câmara de Vereadores e o efetivo ponto de partida da autonomia politico-administrativa da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Devido à pandemia do Coronavírus, as festividades deste ano foram reservadas para a alvorada dos Caretas que saem pelas ruas da sede do município na madrugada desta quinta-feira, uma tradição centenária que faz parte da festa de Nossa Senhora do Rosário.
Ascom/ Cairu