O distanciamento social, recomendado durante a pandemia, tem colaborado com o aumento do medo da população sobre o futuro, elevando os casos de ansiedade e depressão. Esses desequilíbrios podem colaborar com a diminuição da produtividade e até mesmo da imunidade. Porém, com o auxílio dos óleos essenciais esses fatores podem melhorar, e até mesmo deixar a quarentena mais cheirosa através do uso da aromaterapia.
A aromaterapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde regulamentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física, emocional e mental, ao bem-estar e à higiene.
Segundo a terapeuta Jéssica Ribeiro, usar o óleo essencial Melaleuca, é o primeiro passo para dar tchau para o medo, uma única gota espalhada no peito, ativa o Sistema Imunológico, desobstrui os Pulmões e alivia o stress. Esse óleo essencial é anti-inflamatório e cicatrizante, além de também ajudar a equilibrar as emoções, em relação ao medo do novo e da falta de vontade, dois sentimentos que têm invadido as casas nessa quarentena. Esse óleo pode ser usado por todos em casa, seja em um perfume de ambientes para repelir insetos, uma massagem para aliviar as dores ou mesmo uma gota no travesseiro antes de dormir para melhorar o sono e quem sabe até parar de roncar.
A Aromaterapia é uma ferramenta versátil, disponível para você ter a vida que deseja e merece, cinco minutos do seu dia são capazes de transformar radicalmente sua saúde para o inimaginável. A integração entre o corpo, as emoções e a mente será uma resultante do autoconhecimento e desenvolvimento da sua melhor versão.
Sobre os autores
Vinícius Bednarczuk de Oliveira é doutor em Ciências Farmacêuticas, coordenador dos cursos de Farmácia e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter.
Jéssica Dias Ribeiro é master Aromaterapeuta Integral Sistêmica, Cromaterapeuta e Renascedora.
Lola Dias/ PG1com