A partida entre o Bahia e o Athletico-PR na última terça-feira, dia 12, na Arena da Baixada, foi marcada por denúncias de atos de racismo. Torcedores tricolores acusaram os rubro-negros paranaenses de fazer gestos imitando um macaco em direção ao setor visitante. O Esporte Clube Bahia utilizou suas redes sociais para denunciar e rechaçar o episódio.
“Para além de qualquer resultado, não dá pra se calar diante de mais uma vergonhoso caso de racismo em um estádio brasileiro. Desta vez, não foram estrangeiros, não. Até quando? BASTA”, escreveu o clube baiano em postagem no Twitter.
Torcedores que estavam na arena chegaram a filmar integrantes da torcida adversária fazendo os gestos. O conhecido torcedor Binha de São Caetano relatou que estava no estádio acompanhando a partida e presenciou as ofensas e imitações. “Eles chamaram nós (sic) de macaco. Fizeram o gesto de macaco e ninguém toma providências. Isso é uma vergonha”, reclamou o torcedor. O Athletico-PR ainda não se pronunciou sobre o assunto. Essa não é a primeira vez que o Bahia denuncia casos como esse em jogos fora de casa na Copa do Brasil deste ano. Em maio, na terceira fase do campeonato, o clube acusou a torcida do Azuriz de atos xenofobicos.
Metro1