Em qualquer fase da vida é importante manter hábitos saudáveis. Mas é na infância que começa a despertar a vontade de ter um estilo de vida que preza pela saúde e pelo bem-estar. “Correr, pular, girar e dançar são movimentos que fazem parte das brincadeiras da criançada. Embora esses movimentos já contem como exercício, é importante que as crianças mantenham a prática regular de alguma modalidade”, explica o profissional de educação física, Guilherme Reis.
Os benefícios dos exercícios físicos na infância vão além dos já conhecidos na vida adulta. Começar a praticar atividade física ainda pequeno vai ajudar no desenvolvimento de diversas capacidades que serão ainda mais importantes ao longo de seu amadurecimento. A atividade física estimula bons hábitos como ter uma alimentação mais saudável, beber água, dormir bem e se exercitar ajuda a prevenir doenças e a ter uma melhor qualidade de vida.
“Quanto mais cedo os exercícios fizerem parte da rotina, mais fácil será mantê-los. Estimular as crianças a praticar atividades físicas pode ser o pontapé inicial para ensiná-las sobre a importância de um estilo de vida saudável”, acrescenta Guilherme.
Os exercícios também melhoram a concentração pois eles influenciam positivamente o funcionamento do cérebro. Eles ajudam na produção de novos neurônios, na chegada de nutrientes e oxigênio para o órgão e na memorização do aprendizado. Também ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, independentemente de qual seja a modalidade escolhida para praticar; melhoram a postura, pois fortalecem os ossos e os músculos que dão sustentação ao corpo; e ajudam a manter o peso corporal saudável, evitando problemas de saúde.
“Existem diversas atividades físicas para as crianças, cabe aos pais buscar junto com elas a que mais se adequa à personalidade delas. A natação é um ótimo exercício para crianças. Ela favorece a capacidade cardiorrespiratória e ensina a nadar. O judô é um esporte para se praticar na infância. Ele ajuda no desenvolvimento infantil, trabalhando a coordenação motora, a velocidade, a força, a flexibilidade, a noção corporal e o equilíbrio. O futebol é a paixão de muitas crianças. O balé é uma modalidade muito utilizada para melhorar a postura e a consciência corporal”, finaliza o especialista.
Por mais que existam diversos benefícios na prática de atividade física para crianças, é importante incentivar o pequeno a encontrar uma modalidade que lhe traga prazer e satisfação. Isso ajudará na incorporação desse hábito saudável em sua rotina.
*Guilherme Reis é Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.
Matéria: Christiane Midlej/ Pipa Comunicação