Por Patricia Nunes
Em combate a violação de direitos sexuais de crianças e adolescentes foi estabelecido o dia 18 de Maio, como o dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Esta data de 18 de Maio se remete ao dia em que Araceli Crespo, de apenas 08 anos de idade, a qual foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória, no estado do Espirito Santo, esses agressores nunca foram punidos. A violência sexual pode ser intrafamiliar, quando e cometido por pessoas com vínculos de parentesco e extrafamiliar quando este abusador não tem vínculos familiares.
O abuso sexual é toda relação do adulto com a criança ou adolescente forçado, sem o consentimento e tem como objetivo satisfazer o desejo do abusador, podendo ocorrer por contato físico ou verbal, como por exemplo: tocar nas partes íntimas, beijos forçados e sem contato, temos como exemplo: ameaças, imagens pornográficas, dentre outros.
Portanto, que possamos ficar atentos a toda e qualquer forma de violência contra nossas crianças e adolescentes, é crime! Denuncie, disque 100 ou procure as instituições responsáveis: Conselho tutelar, delegacia e o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS do seu município.
Sobre a autora:
Patricia Santos Nunes é graduada pela FACEMP – Faculdade de Ciências e Empreendedorismo e atua como Assistente Social do CRAS em Conceição do Almeida (BA).