Por Marcos Strider – Psicólogo.
A nossa linguagem não verbal corresponde a 80% da nossa comunicação. Para que ela cause atração e seja eficaz, precisamos mudar certos comportamentos.
A primeira coisa que muitas pessoas fazem de errado é “imitar” os braços do T. rex. Ou seja, braços e cotovelos “colados” um no outro, sem se mexer direito no seu próprio espaço. Isso acontece muito quando algumas pessoas estão dançando.
É preciso permitir que o corpo tenha mais espaço e, nesse caso, que ele dance de uma forma mais confortável. Parece bobo, mas faz uma diferença gigantesca na nossa linguagem não verbal, por causa da conexão que existe entre outra pessoa olhar para nós e estarmos com gestos expansivos.
O movimento do corpo produz uma emoção rápida. Quando estamos com os braços cruzados, ficamos sem graça, sentimos que não estamos à vontade no espaço. Quando estamos de braços abertos, ficamos mais expansivos.
Outra coisa que as pessoas fazem de errado é se comportar como se estivessem buscando alguma outra coisa. Quando nos comunicamos com os nossos amigos como se estivéssemos buscando algo, informamos, através da nossa linguagem não verbal, que a conversa está chata.
As pessoas nos olham e acham que não estamos felizes onde estamos, pois ficamos o tempo inteiro procurando outros lugares. Fique atento às conversas, ria alto, curta o momento e tenha gestos amplos, para comunicar que o lugar em que está é de diversão.
Isso serve para todos os lugares, principalmente, no uso das mídias sociais. A forma como gravamos vídeos e fazemos lives deixa claro se estamos comunicando para o público que o lugar que estamos está divertido ou não.
Entenda o poder do teu sorriso. Isso é mais simples do que qualquer outro aspecto já citado aqui. As pessoas mais atraentes sorriem. Aqueles que têm alta autoestima estão sempre felizes, sorridentes. É por isso que o sorriso é a principal chave de qualquer relação e comunicação. Chega de timidez, conquiste o que você merece!
Sobre o autor
Marcos Strider é Psicólogo com foco em Terapia Cognitiva Comportamental. Fez os cursos Practitioner, self e master COACH pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coach), e, também, Self e master PNL pelo IBP (Instituto Brasileiro de PNL).
Marcos publicou um artigo mais completo sobre comunicação no seu blog, dá uma olhada nas dicas que ele colocou lá, para que você consiga ter uma melhor linguagem corporal. Acesse: marcostrider.lt.acemlnc.com/Prod…