Como é da ciência de muitos, o nosso sistema normativo estabelece que tenhamos eleições para eleger aqueles a quem iremos confiar nos representar nos cargos eletivos – já que temos aqui uma democracia representativa. Não faz muito tempo, que os brasileiros foram às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados, entretanto, como é costumeiro, principalmente nos municípios de menor porte, vira-se a chave rápido, acabou uma eleição já se passa a repercutir a próxima.
Nos quatros cantos o assunto que já começa a predominar são as eleições de 2020. As rodinhas de conversa já palpitam nomes, as resenhas nos bares já têm suas suposições, na feira livre já se ouve preferências. O fato é que, as eleições de 2020 já se faz presente em nosso dia a dia e começa a se desenhar. A mídia de modo geral já passou a publicar matérias a respeito da suposta intenção de voto dos eleitores de diversas cidades para as eleições do próximo ano. Em vários casos tem-se observado o surgimento de novos nomes, pessoas que nunca antes estiveram na política estão passando a cogitar a possibilidade, eleitores têm sugestionado renovação política, situações que tem ventilado novos candidatos em contraponto aos velhos e repetidos nomes já testados.
Assim como o eleitor escolheu o atual presidente por ver nele a ideia do novo, da mudança, este fenômeno não tem se mostrado um fato isolado e ao que parece irá reger as eleições 2020. De fato a alternância no poder, a possível mudança no quadro de prefeitos e vereadores, a entrada de novos nomes, novas ideias se mostra um movimento plausível e necessário, isso porque, a política e os políticos precisam constantemente se renovar para que não se eternize um único jeito de fazer, um mesmo grupo, uma só ideologia.
A vida em todas suas faces faz uso da renovação, renova o sol, o dia, a semana, o mês, o ano, abre e fecha ciclos… não se pode evitar a chegada da renovação, da inovação que a vida naturalmente faz acontecer, o que é certo é que, o novo sempre vem, seja na vida ou na política. Aguardemos os próximos capítulos.
Sobre o autor: Natural da cidade de Mutuípe e residente em Elísio Medrado desde 1992, Odemar Lúcio é Graduando em Serviço Social pela Facemp (Faculdade de Ciências e Empreendedorismo), profissional de saúde, poeta e escritor.
Tribuna do Recôncavo