A Arquidiocese de Salvador manifestou, na manhã desta sexta-feira, dia 04, apoio ao Projeto de Lei Municipal nº 45/2016, que propõe o fim do tradicional arrastão da Quarta-Feira de Cinzas na capital baiana. O texto foi apresentado pelo vereador Henrique Carballal (PV) e aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Salvador.
Na nota, assinada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, a Arquidiocese afirma que não deixa de considerar a laicidade do Estado, mas também entende que é dever deste garantir o respeito às crenças e costumes religiosos, “o que não vem acontecendo nos últimos anos” quanto ao arrastão.
Para a Arquidiocese, o projeto “deseja renovar a consciência de todos sobre o valor das tradições religiosas, e pretende evitar que o período da Quaresma seja desrespeitado, em flagrante prejuízo, especialmente da comunidade cristã católica”. O comunicado ainda afirma que a Igreja Católica aguarda uma manifestação de “sensibilidade” do prefeito ACM Neto, quanto à sanção do texto.
Metro1