O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, nesta terça-feira, dia 08, um um decreto que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, aprovado pelo Congresso no ano passado. A execução do programa, que prevê a oferta gratuita de absorventes, dependerá, porém, da disponibilidade orçamentária da União.
Segundo o documento, o programa tem como objetivo combater a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação feminina ou a falta de recursos que possibilitem a sua aquisição, oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual”.
Em outubro do ano passado, Bolsonaro havia vetado alguns trechos da lei que institui o programa, quando a sancionou. Entre eles, estava o que previa a distribuição gratuita dos itens de higiene para estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua. Na ocasião, a ação teve uma grande repercussão negativa.
Metro1