O Laboratório de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Campus Amargosa, está trabalhando na transformação de álcool 99,5% em álcool 70%, para atender às necessidades emergenciais da Secretaria de Saúde de Amargosa, na prevenção ao novo coronavírus. Já foram entregues 96 litros do produto.
O álcool 70% serve para a higienização das mãos das pessoas, eliminando o risco de contágio com o novo coronavírus. Por ter essa utilidade, o produto logo se esgotou em farmácias e comércios por todo o país.
O doutor em química Gerônimo Lopes Lima, que está à frente do processo no Centro de Formação de Professores (CFP), atendeu ao pedido de pessoas do grupo de risco – diabéticos, asmáticos e com pressão alta – e de pessoas com parentes acamados, que lhe procuraram para transformar álcool 99,5% em álcool 70%.
Gerônimo utiliza dois destiladores de água no processo de transformação do produto, do álcool 99% em grandes concentrações, até se chegar ao 70%. Todas as etapas são monitoradas e passam por medidas de segurança e higiene, de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados aos solicitantes.
Segundo Gerônimo, cada caixa com 12 unidades (um litro cada) do álcool 99,5% se transforma em dezesseis unidades (um litro cada) de álcool 70%, com o processo concluso. O trabalho está sendo realizado desde o último dia 19 de março.
Bahia Noticias